Onda de calor

Três cidades do RS registram temperatura acima dos 40°C

A "campeã" no abafamento foi Campo Bom, no Vale do Sinos, onde o registro oficial foi de 40,3°C. 

Vista aérea mostra cidade de Campo Bom, no Vale do Sinos.
Foto: Prefeitura de Campo Bom / Divulgação

O Rio Grande do Sul teve mais um dia de intenso calor nesta segunda-feira (13). O dia foi marcado por temperaturas muito elevadas em todo o Estado. Nesta terça-feira (14), no entanto, o tempo deve virar no Estado e há risco de temporais.

Conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), ao menos três cidades gaúchas registraram máxima acima dos 40°C. Ao contrário do que vinha acontecendo nos últimos dias, a “campeã” no abafamento foi Campo Bom, no Vale do Sinos, onde o registro oficial foi de 40,3°C.

A cidade foi seguida por Uruguaiana e Quaraí, que registraram 40,0°C. Elas foram seguidas de perto por Rio Pardo, com 39,7°C. Na sequência, vieram Teutônia e Jaguarão, com 39,2°C. Logo em seguida, aparecem São Borja e Santa Maria, com 39°C e Bagé, com 38,9°C.

Em Porto Alegre, o calorão também foi intenso agora à tarde. Na estação do bairro Jardim Botânico, o registro do INMET é de 38,1°C, uma das maiores registradas neste ano. No bairro Belém Novo, fez 37,1°C.

Chance de temporais

Nas próximas horas, o forte calor pode promover a formação de nuvens de chuva na Metade Norte do RS. Há possibilidade de pancadas isoladas em cidades do Oeste, Noroeste e Norte do RS. Não se descarta possibilidade de temporais isolados.

Na terça-feira (14), a passagem da frente deixa o tempo instável em todas as regiões. No período da manhã, áreas de instabilidade com risco de temporais isolados se formam entre a Campanha e a região Sul. Ao longo da tarde, as instabilidades ganham força e avançam para o restante do Estado, com risco de chuvas intensas, com acumulados expressivos em curto período, e temporais com rajadas de vento.