SEM VACINAÇÃO

RS é reconhecido pelo Chile como zona livre de aftosa

O resultado, que já está no Diário oficial do Chile, foi comunicado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigaçã.

Gado criado no Rio Grande do Sul está considerado livre da febre aftosa. Foto: Fernando Dias/Seapdr

Após uma missão no Rio Grande do Sul, para avaliação dos protocolos de defesa sanitária animal, o Chile reconhece o Estado como área livre de aftosa sem vacinação.

O resultado, que já está no Diário oficial do Chile, foi comunicado pela Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigaçã) nesta segunda-feira (6).

“Isso habilita o mercado gaúcho para a exportação de animais e produtos de origem animal para o país vizinho. Além disso, a conquista do certificado internacional de área livre de aftosa sem vacinação pelo Rio Grande do Sul, concedido em maio de 2021 pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), também somou pontos a favor do Estado”, disse a Seapi.

Cuidados

De acordo com o secretário da Seapi, Giovani Feltes, o reconhecimento é consequência do cuidado e da fiscalização das medidas sanitárias por parte do órgão, da responsabilidade das entidades e da conscientização dos produtores.

“Essa é uma grande oportunidade para novos negócios, inclusive porque o Chile tem acordos bilaterais com diversos países europeus, o que pode abrir portas para a exportação da carne gaúcha”, ressaltou.

Conforme a Seapi, em março, o Rio Grande do Sul recebererá uma missão das Filipinas que também objetiva a comprovação de área livre de aftosa sem vacinação.

Além disso, a Secretaria aguarda retorno de missão da República Dominicana, que esteve no Estado em janeiro deste ano.