Máximas de até 40°C

Rio Grande do Sul terá fim de semana de calor intenso

As máximas podem chegar, novamente, na casa dos 40°C em municípios da Fronteira Oeste do Estado.

Onda de calor em Porto Alegre. Foto: Alex Rocha/PMPA

O Rio Grande do Sul terá um fim de semana de intenso calor, indica a previsão do tempo. As máximas podem chegar, novamente, na casa dos 40°C em municípios da Fronteira Oeste do Estado. Há risco para a saúde por causa da queda acentuada da umidade relativa do ar.

Conforme a previsão do tempo, o sol predomina com poucas nuvens em todo o Rio Grande do Sul neste sábado (11). As temperaturas na madrugada serão relativamente amenas, com mínimas em torno dos 20°C.

Na Serra, as mínimas ficam baixas para esta época do ano, com 14ºC em Caxias do Sul e Canela; e 15°C, em Garibaldi.

No entanto, ao longo da manhã, as temperaturas rapidamente se elevam em todo o Rio Grande do Sul. O calor deve ser intenso, com máximas acima dos 35°C em quase todas as regiões gaúchas.

Em Itaqui, na Fronteira Oeste, a máxima prevista é de 40°C. O mesmo para Quaraí e Alegrete. Já Uruguaiana pode registrar a maior temperatura do Estado, pois a previsão indica 41°C neste sábado.

Nas horas mais quentes do dia, a umidade do ar novamente diminui, atingindo valores abaixo de 30%. Os índices podem ser menores que 20%, especialmente na Metade Oeste do Rio Grande do Sul.

Em Porto Alegre, a máxima pode chegar aos 34°C. O tempo firme tá bom para quem está na praia. Em Xangri-lá, a máxima chega aos 28°C por causa da umidade marítima.

No domingo (12), esquenta ainda mais em comparação ao dia anterior, com máximas acima dos 36°C em praticamente todas as áreas. As máximas passam dos 40°C na Fronteira Oeste.

A tendência é que as instabilidades retornem à fronteira com o Uruguai na segunda-feira (13). Em Porto Alegre e região, a segunda-feira pode ser extremamente quente. Os modelos vêm indicando uma máxima de 41°C para a Capital, o que é atípico.