Vacinação

Porto Alegre aplicará vacina bivalente contra Covid-19 nesta semana

O processo de imunização contra Covid-19 com a vacina bivalente em Porto Alegre inicia nesta quarta-feira (15). A primeira remessa do imunizante da Pfizer será recebida na segunda-feira (13). Serão 4.512 doses, destinadas exclusivamente ao público residente e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI).

O público estimado neste grupo é de 8,4 mil pessoas em Porto Alegre. O atendimento dos públicos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde (MS) será realizado de forma sequencial, mediante recebimento de doses da vacina. A vacina bivalente estará disponível de forma escalonada, considerando a disponibilidade de estoque e cronograma de entrega dos imunobiológicos pelos produtores.

Após a aplicação no público prioritário, na sequência, de acordo com disponibilidade de vacinas, serão imunizados pessoas com 70 anos ou mais, imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Posteriormente, estão as pessoas de 60 a 69 anos; na sequência, as gestantes e puérperas; na fase seguinte, os trabalhadores da saúde e, em última fase, as pessoas com deficiência permanente. Ainda não há cronograma anunciado para outros públicos.

Pré-requisitos para receber a dose bivalente, a pessoa deve ter concluído o esquema primário com a vacina monovalente, sendo uma dose da vacina Janssen ou duas das vacinas Pfizer, Coronavac ou Astrazeneca. O intervalo mínimo entre a segunda dose da vacina monovalente (esquema primário ou reforços) e a bivalente deve ser de quatro meses.

Pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as doses de reforço de vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses monovalente incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas Covid-19 monovalentes.

De acordo com o Ministério da Saúde, a dose de reforço para pessoas que não estão no grupo prioritário será realizada com a vacina monovalente disponível no momento.