COVID-19

Porto Alegre aplica dose da vacina bivalente em idosos com 90 anos ou mais

Após a vacinação hoje deste grupo, o cronograma prevê a aplicação do imunizante em idosos com 85 anos ou mais na terça-feira (28) e de idosos com 80 anos ou mais na quarta-feira (1º)

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre inicia nesta segunda-feira (27) a aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 para pessoas com 90 anos ou mais. Após a vacinação hoje deste grupo, o cronograma prevê a aplicação do imunizante em idosos com 85 anos ou mais na terça-feira (28) e de idosos com 80 anos ou mais na quarta-feira (1º).

Serão 37 locais de aplicação do imunizante, sendo 14 até as 21 horas: unidades de saúde Navegantes, Campo da Tuca, IAPI, Clínica da Família Álvaro Difini, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Belém Novo, Tristeza, São Carlos, Santa Marta, Modelo (a partir das 16h), Ramos, Morro Santana e Chácara da Fumaça.

Outros 21 postos atenderão até as 17h: Santa Cecília, Panorama, Camaquã, Campo Novo, Nonoai, Moradas da Hípica, Glória, Nossa Sra. de Belém, Ipanema, Restinga, Lomba do Pinheiro, Sarandi, Ilha dos Marinheiros, Mato Sampaio, Parque dos Maias, Nossa Sra. Aparecida, Costa e Silva, Rubem Berta, Jardim Itu, Nova Brasília e Vila Ipiranga, além da Moab Caldas e Assis Brasil (até 19 horas) e Shopping João Pessoa (até 16 horas).

Segundo a prefeitura da Capital, a abertura de faixas etárias será escalonada para evitar aglomerações nos pontos de vacinação. O objetivo é reduzir a faixa etária para até 80 anos ainda na próxima semana. 

A atual ampliação de púbico ocorre após a chegada de novo lote de imunizantes enviados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). Com a nova remessa, o munícipio chega a 53.256 doses de bivalente recebidas. 

Devido ao quantitativo de doses, a abertura de novos grupos até 70 anos irá depender de mais remessas ou doses remanescentes. Até então, o imunizante vinha sendo aplicado somente em idosos e profissionais de saúde de ILPI (Instituições de Longa Permanência).

Esquema completo

Ainda segundo a prefeitura, as pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as vacinas bivalentes e não iniciaram a vacinação, ou que estão com o esquema vacinal para sua faixa etária incompleto, deverão completá-lo com as vacinas monovalentes. 

A vacina bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, protegendo contra as duas maiores variações da Ômicron, que registraram o maior número de casos na última grande onda em nível nacional.