TRÁFICO DE DROGAS

Polícia Civil cumpre mandados em conjunto habitacional de Porto Alegre

Até o início da manhã duas pessoas foram presas em flagrante e entorpecentes foram apreendidos

A Polícia Civil cumpre na manhã desta sexta-feira (17) 4 mandados de busca e apreensão em um conjunto habitacional da zona sul de Porto Alegre. Até o início da manhã duas pessoas foram presas em flagrante e entorpecentes foram apreendidos. 

O objetivo da Operação Figueiras é combater uma organização que domina o armazenamento e distribuição de drogas no conjunto habitacional no bairro Chapéu do Sol, na Capital, e cujo líder cumpre pena na PASC (Penitenciária Estadual de Charqueadas). O detento também esteve envolvido em homicídios que ocorreram nos últimos anos na Capital.

Antes de sua prisão, em 2021, o líder estava hospedado num resort de luxo fora do estado do Rio Grande do Sul. Ele foi preso no local e permanece recluso desde então.

A área de atuação desta liderança é na zona sul de Porto Alegre e em Canoas, na Região Metropolitana. Neste caso investigado, a organização, com sede no Vale dos Sinos, chegava a expulsar moradores para utilizar imóveis como objeto de armazenamento de drogas.

A investigação iniciou há 2 meses depois de uma prisão em Canoas, no final de novembro de 2022. Na ocasião, foram apreendidos 25kg de maconha, 4kg de cocaína e 3kg de crack. Na sequência da apuração, descobriu-se que as drogas pertenciam ao suspeito de comandar o tráfico no Chapéu do Sol.

A polícia investiga também o envolvimento do detento com uma organização criminosa originária de presídios paulistas cuja atuação é nacional.