8 de janeiro

PGR apresenta mais 80 denúncias ao STF por atos golpistas

Já são mais de 900 pessoas denunciadas por destruição em janeiro

A PGR (Procuradoria-Geral da República) apresentou mais 80 denúncias ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta segunda-feira (27) contra pessoas que participaram dos atos golpistas de 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Com isso, o número total de pessoas denunciadas chegou a 912, divididos entre “executadores” e “incitadores” da destruição realizada nos prédios federais.

Entre os denunciados, 44 foram acusados de incitação equiparada pela animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais e associação criminosa e 36 por associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado contra o patrimônio da União, além de deterioração do patrimônio tombado.

A nota da PGR ainda informa que. além das denúncias oferecidas, o Ministério Público Federal manifestou-se em 260 novos pedidos de liberdade provisória, requerendo a revogação da prisão de 202 acusados por crimes leves, cuja pena máxima não alcança 4 anos. No caso dos demais, acusados por “crimes graves”, foi solicitada a manutenção da prisão cautelar.