VENDIDAS NAS REDES SOCIAIS

PF faz operação contra tráfico internacional de armas na fronteira com o Uruguai

As armas de fogo, acessórios e munições vinham do Uruguai para o Brasil e eram vendidas nas redes sociais

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta terça-feira (28), uma operação para apurar suspeitas de tráfico internacional de armas de fogo, acessórios e munições na fronteira com o Uruguai. A ação tem como foco primordial a retirada de circulação destes objetos, além da desarticulação do grupo criminoso.

Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça Federal. Destes, dez em Santana do Livramento e um em Quaraí.

Conforme a PF, a investigação apurou a comercialização dos objetos supracitados de procedência estrangeira trazidas ilegalmente do Uruguai para o Brasil e vendidas nas redes sociais. A “Operação Medalha de Honra” faz alusão ao modo, com “honra”, como os investigados se mostravam com os armamentos em vídeos e fotos nas redes sociais.

Partes das armas foram compradas por caçadores daquela região e eram utilizadas para o abate clandestino e ilegal de animais silvestres. Além disso, há indícios que facções criminosas também da região da fronteira, adquiriram estas armas.

A PF identificou também que algumas armas vendidas tinham alerta de roubo ou furto pelas autoridades uruguaias.