ATOS GOLPISTAS

PF cumpre mais uma etapa da Operação Lesa Pátria em cinco estados

O objetivo é identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta terça-feira (14), a sexta fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília.

Ao todo, são cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo. Todas as ordens foram expedidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Os crimes investigados são: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Segundo a PF, as investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente. Atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas serão constantemente serão realizadas.

No mesmo dia dos atos golpistas, o governo federal passou a disponibilizar um e-mail para o qual é possível enviar informações sobre envolvidos no caso. O endereço é [email protected].

Na ocasião do 8 de janeiro, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eles promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos nas dependências do prédios destas Instituições.