Denarius

PF investiga disseminação de cédulas falsas no Norte do RS

A ação investiga grupos criminosos que disseminam cédulas falsas em Passo Fundo e região. Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (15), a quinta fase da Operação Denarius. A ação investiga grupos criminosos que disseminam cédulas falsas em Passo Fundo e região Norte do RS. Esta fase desenrola-se a partir de investigações que envolvem fatos e grupos criminosos distintos. Uma das quadrilhas está relacionada com o envio de cédulas falsas através dos Correios e a outra com a aquisição de bens com o pagamento em notas falsas. Os grupos investigados também possuem ligação com o tráfico de drogas e facção criminosa.

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nas cidades gaúchas de Passo Fundo (7), Casca (1), Planalto (1), Erechim (5), Santa Maria (1); e em Lages (1), no Estado de Santa Catarina. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo. Dois dos mandados de busca são cumpridos em unidades prisionais em Erechim e Santa Maria, com apoio da Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários).

Conforme a PF, dois indivíduos são suspeitos de adquirirem cédulas falsas através de redes sociais nos municípios de Casca e Planalto. O objetivo dos investigados seria repassar as reproduções de cédulas, sem valor monetário, no comércio da região com a aquisição de mercadorias. As investigações tiveram início a partir de remessas de cédulas falsas interceptadas em agências dos Correios.

Em Passo Fundo e Erechim, são investigados dois grupos criminosos que atuam na disseminação de cédulas falsas na região. Através de perfis falsos, os integrantes dos grupos efetuavam negociações de aparelhos eletrônicos como celulares, videogames e outros equipamentos através da internet. Os produtos negociados eram adquiridos pelos criminosos com as cédulas falsas.

Os crimes apurados nesta etapa da Operação Denarius são falsificação de moeda, introdução em circulação de moeda falsa e associação criminosa.