4ª fase da Lesa Pátria

PF faz buscas por participantes dos atos golpistas em Brasília

Foram sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão.

Foto da operação Lesa Pátria, da Polícia Federal. Crédito: Polícia Federal / Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (3), a 4ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os atos golpistas em Brasília. A ação, que se tornou permanente, tem como objetivo identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, na Capital Federal. Na ocasião, os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF (Supremo Tribunal Federal) foram invadidos e vandalizados.

Conforme a PF, ao todo, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão. A ordens judiciais foram expedidas pelo STF. Os alvos da investigação estão nos estados de Rondônia, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso e Distrito Federal.

São investigados crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Um dos investigados é um policial legislativo. Há suspeita de omissão pelo funcionário público, pois ele teria facilitado a entrada de pessoas dentro do palácio do Congresso. Ele foi afastado, por meio de determinação judicial e teve armas apreendidas.

As investigações da operação Lesa Pátria seguem em curso. As atualizações acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas serão periódicas.

Caso alguém tenha informações sobre pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas, que as encaminhe para o e-mail [email protected].

Foto da operação Lesa Pátria, da Polícia Federal. Crédito: Polícia Federal / Divulgação