SITES DE RELACIONAMENTO

Operação combate quadrilha que realizava sequestros e extorsões após encontros marcados

A investigação teve início em dezembro de 2022

A Polícia Civil desencadeou uma operação na manhã desta quinta-feira (16) para combater uma quadrilha que sequestrava pessoas após encontros via site de relacionamento serem marcados pela internet. A investida de hoje visa angariar provas contra três pessoas que emprestaram suas contas bancárias para depósito dos resgates.

Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Alvorada e Gravataí. Também foram determinadas ordens de quebra se sigilo bancário dos suspeitos de fazerem parte do grupo. Os crimes investigados são lavagem de dinheiro e extorsão com restrição de liberdade.

Além disso, um foragido por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo foi recapturado na ação. A Polícia apura a participação dele nas extorsões.

Perfis Falsos

Segundo a investigação, a quadrilha criava perfis falsos em sites de relacionamento e começava a marcar encontros com as vítimas. Normalmente, os alvos do grupo eram pessoas abastadas e que moram em bairros nobres da Capital.

Os encontros eram combinados em locais públicos e de pouco movimento. Depois, a vítima entra em um veículo com o sequestrador e, após um período percorrendo um caminho, um comparsa entra no carro e, então, começa a extorsão. As três ocorrências registradas foram em casos semelhantes a esses.

Desde o início da investigação, a Polícia Civil diz que, além dos três casos registrados, outros casos foram evitados graças a ação das forças de segurança.

Início das investigações

A investigação teve início em dezembro de 2022. Na ocasião, dois suspeitos de integrar a quadrilha, que estavam com uma vítima, foram presos em flagrante na Capital. A esposa de um destes detidos está entre as investigadas na operação desta quinta-feira (16).

Na ocasião do sequestro que deu início à investigação, a investigação chegou aos suspeitos graças à quebra do sigilo telefônico, o que permitiu chegar ao carro onde os dois criminosos, de 23 e 27 anos, mantinham um homem refém.