Turquia e Síria

Número de mortos em terremoto passa de 12 mil

Na Síria, uma menina de oito anos foi resgatada com vida após passar mais de 40 horas presa em escombros na cidade de Salqin.

O número de mortos no terremoto devastador que atingiu a Turquia e a Síria na última segunda-feira (6) superou a marca de 12 mil. O sismo aconteceu às 4h17 da manhã, na hora local.

De acordo com dados oficiais divulgados nesta quarta (8), a Turquia já contabiliza 9.057 mortos, e a Síria, 2.992, considerando tanto as áreas sob controle do regime de Bashar al-Assad quanto as zonas rebeldes. Com isso, o total de vítimas confirmadas no abalo sísmico até o momento é de 12.049.

Dezenas de países mandaram equipes de socorristas para auxiliar nas buscas, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, chegou em Kahramanmaras, a poucos quilômetros do epicentro do tremor, para acompanhar as operações.

Na Síria, uma menina de oito anos foi resgatada com vida após passar mais de 40 horas presa em escombros na cidade de Salqin.

No país, mais de 298 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas na Síria devido ao terremoto da última segunda-feira (6), de acordo com números divulgados nesta quarta (8) pela imprensa estatal. O número refere-se apenas às regiões sob controle do regime de Bashar al-Assad, uma vez que parte do noroeste do país árabe, mais próximo ao epicentro do abalo sísmico, está nas mãos de grupos rebeldes.

O terremoto agravou a crise humanitária que aflige a Síria desde 2011, ano do início da guerra civil entre as forças de Assad e grupos de oposição.

Já o papa Francisco, em sua audiência geral desta quarta-feira, pediu solidariedade com as populações afetadas pelo desastre.

“Meu pensamento neste momento vai para as populações de Turquia e Síria duramente atingidas pelo terremoto. Agradeço aos que estão se empenhado para levar socorro e encorajo todos à solidariedade com esses territórios, parte deles já martirizados por uma longa guerra”, disse.

Pior terremoto em 80 anos

O terremoto que atingiu a Turquia é o maior registrado no país desde 1939. Há 84 anos, o tremor de Erzincan, na Anatólia Oriental, matou cerca de 33 mil pessoas e teve a mesma intensidade sísmica. O desastre é considerado o pior da história recente da Turquia.

Segundo o sismólogo Stephen Hicks, do Departamento de Ciências da Terra do Imperial College de Londres, o sismo dessa segunda “parece estar relacionado à zona da Falha da Anatólia Oriental, que compensa as placas tectônicas da Arábia e da Anatólia”.

“Apenas vendo as primeiras e verdadeiramente devastadoras imagens dos danos do terremoto na Turquia, fica claro que os impactos serão enormes e que este evento entrará para a história. Um dos maiores terremotos registrados instrumentalmente a atingir diretamente uma área povoada”, acrescentou.

A Turquia está localizada na Placa da Anatólia e faz fronteira com duas grandes falhas nesse sistema: a do Norte, que atravessa o país de oeste a leste, e a Oriental, que fica na região sudeste.

Os últimos grandes terremotos a atingir a Turquia com um alto número de vítimas foram em outubro de 2011, com 138 mortos; em março de 2010, com 51 falecimentos. O pior sismo dos últimos 30 anos ocorreu em agosto de 1999, com saldo de 17 mil vítimas.