Chuva excessiva

Número de mortos em chuvas em SP sobe para 47

Até o momento, 12 corpos foram identificados e liberados para sepultamento. A tragédia também contabiliza 1.730 desalojados e 766 desabrigados.

Resgate de homem e bebê em rua coberta de lama em São Sebastião. Foto: Prefeitura de São Sebastião / Divulgação

Subiu para 47 o número de mortos nos temporais que atingiram o litoral norte de São Paulo no último fim de semana. De acordo com as prefeituras, já foram confirmados 46 óbitos em São Sebastião, cidade mais atingida, e uma morte em Ubatuba.

Até o momento, 12 corpos foram identificados e liberados para sepultamento. Outras 40 pessoas são consideradas desaparecidas.

A tragédia também contabiliza 1.730 desalojados e 766 desabrigados em todo o litoral norte paulista. Os temporais causaram diversos alagamentos e deslizamentos de terra ao longo da região.

A força tarefa que busca desaparecidos em São Sebastião concentrou os trabalhos hoje (21) na Barra do Sahy. O bairro é um dos mais atingidos pelos deslizamentos e enxurradas do fim de semana, e, segundo a Defesa Civil estadual, tem o maior número de pessoas desalojadas e desaparecidas. O local só é acessado por barco ou helicóptero. Em alguns pontos, não há sequer conexão de internet ou sinal de celular. Alguns desses locais estão até 50 quilômetros distantes do centro do município.

Além disso, o mau tempo interditou alguns trechos das rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios. Ontem, moradores da Topolândia, um dos bairros que fica próximo ao centro do município, trabalhavam em mutirão para retirar a lama e o entulho das ruas e poderem acessar as casas.

O esforço era acompanhado por máquinas e caminhões. Voluntários distribuíam doações e água para os envolvidos nas atividades e para as famílias que ficaram desabrigadas.

O governo brasileiro reconheceu as declarações de estado de emergência de seis cidade do litoral norte de São Paulo atingidas pelos temporais, que são Bertioga, Guarujá, Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba e São Sebastião.