VACINA CONTRA A COVID-19

Municípios do RS recebem terceiro lote de doses bivalentes contra a covid-19

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses

A SES (Secretaria Estadual da Saúde) faz nesta quinta-feira (23) a terceira distribuição de doses bivalentes contra a covid-19 aos municípios. Ao todo, o novo lote contém 97,2 mil doses recebidas pelo Estado no último sábado (18). 

Além da prioridade em atender idosos em instituições de longa permanência, a SES recomenda aos municípios a aplicação da bivalente em pessoas com 70 anos ou mais, conforme a disponibilidade em estoque. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses.

As vacinas são distribuídas e encaminhadas às 18 coordenadorias regionais, onde haverá separação para que os municípios façam a coleta das suas respectivas caixas. Com essa última remessa, já são quase 355 mil doses distribuídas no RS.

O Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde) recomenda a restrição da aplicação das doses da vacina bivalente em um ou, no máximo, dois postos de saúde por município. Isso porque a campanha em âmbito nacional começa oficialmente no próximo dia 27 e, logo, o sistema de informações nacional só poderá ser abastecido a partir desta data.

Até o dia 27, cada município deve fazer um controle próprio das vacinas aplicadas, para só depois repassar ao sistema de informações do Ministério da Saúde. “É fundamental que as nossas prefeituras mantenham esse registro interno, para que as vacinas bivalentes sejam contabilizadas para a cobertura vacinal da população e que cada um tenha seu registro no ConecteSUS”, explica a diretora do Cevs, Tani Ranieri.