NORTE DO RS

MP-RS denuncia 10 pessoas por assassinato de prefeito de Lajeado do Bugre

Dos 10 denunciados, nove estão presos preventivamente e um está foragido

O MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) em Palmeira das Missões denunciou nesta quarta-feira (1º), 10 pessoas pelo assassinato do prefeito de Lajeado do Bugre, Roberto Maciel Santos, e pelas tentativas de assassinato do vice-prefeito, Ronaldo Machado da Silva, e de Marcelo de Campos Wolff. O fato ocorreu em 24 de novembro de 2022, por volta das 11h20, na Prefeitura Municipal de Lajeado do Bugre, no Norte do Rio Grande do Sul.

Conforme o MP, um dos denunciados entrou na Prefeitura e realizou disparos de arma de fogo, acertando o prefeito e causando sua morte. Ele tentou ainda matar o vice-prefeito e mais outra vítima que estava no mesmo local, também com disparos de arma de fogo. O vice-prefeito não teve lesões corporais, já Wolff foi atingido em pelo menos cinco locais.

Dos 10 denunciados, nove estão presos preventivamente e um está foragido. Eles são acusados pelos crimes de: homicídio consumado e tentado (cometido por motivo torpe, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima e para assegurar a execução e vantagem de outro crime), e pelo crime de extorsão. 

Na denúncia consta o crime de extorsão porque entre os dias 24 e 25 de novembro, cinco dos denunciados, conforme a apuração, constrangeram mediante grave ameaça a esposa e a filha do prefeito, exigindo, através de mensagens de texto, a quantia de R$ 50 mil para serem “deixadas em paz”. Também foi enviado às vítimas um vídeo com ameaças, no qual é possível ver um indivíduo dentro de um carro, exibindo duas armas de fogo.

O MPRS requereu a fixação de um valor mínimo de R$ 50 mil como reparação de danos para cada uma das vítimas e seus familiares.

Além do executor do crime, outros quatro denunciados auxiliaram diretamente: 

  • Dois foram responsáveis por repassar informações ao executor, fornecer transporte e segurança para execução do delito e posterior fuga do local; 
  • um providenciou o veículo utilizado no crime; 
  • e outro forneceu recursos financeiros para custear a prática criminosa. 

Os outros cinco foram denunciados pelo planejamento e coordenação da execução dos crimes, fornecendo auxílio moral, material e financeiro, além da transmissão de ordens e instrução da ação e fuga.