Oriente médio

Mortes em terremoto na Síria e Turquia passam de 3,7 mil

Equipes de resgate trabalham nos escombros de edifícios que colapsaram devido ao abalo sísmico.

O número de mortes causadas pelo devastador terremoto que atingiu a Turquia e a Síria nesta segunda-feira (6) passou de 3,7 mil. O abalo sísmico, de magnitude 7,8 na Escala Richter, aconteceu às 4h17 da manhã, na hora local.

Na Síria, o saldo de vítimas é de, pelo menos 1.444 pessoas, segundo anúncio foi feito pelo governo e pelos socorristas. Nas áreas controladas pelo governo, o número subiu para “1.431 feridos e 711 mortos nas províncias de Aleppo, Latakia, Hama, Tartus”, declarou o Ministério da Saúde sírio. Já nas partes controladas pelos rebeldes, no noroeste do país, 733 pessoas foram declaradas mortas e mais de 2,1 mil ficaram feridas.

O saldo de mortes na Turquia é ainda maior, com 2.316 vítimas. O número de óbitos deve continuar subir enquanto as equipes de resgate trabalham. Neste momento, o pior inimigo é a passagem do tempo, que vai reduzindo as chances de encontrar sobreviventes.

Equipes de resgate trabalham nos escombros de edifícios que colapsaram devido ao abalo sísmico. O maior receio é de novas réplicas, que podem causar novos desmoronamentos.

Pior terremoto em 80 anos

O terremoto que atingiu a Turquia é o maior registrado no país desde 1939. Há 84 anos, o tremor de Erzincan, na Anatólia Oriental, matou cerca de 33 mil pessoas e teve a mesma intensidade sísmica. O desastre é considerado o pior da história recente da Turquia.

Segundo o sismólogo Stephen Hicks, do Departamento de Ciências da Terra do Imperial College de Londres, o sismo dessa segunda “parece estar relacionado à zona da Falha da Anatólia Oriental, que compensa as placas tectônicas da Arábia e da Anatólia”.

“Apenas vendo as primeiras e verdadeiramente devastadoras imagens dos danos do terremoto na Turquia, fica claro que os impactos serão enormes e que este evento entrará para a história. Um dos maiores terremotos registrados instrumentalmente a atingir diretamente uma área povoada”, acrescentou.

A Turquia está localizada na Placa da Anatólia e faz fronteira com duas grandes falhas nesse sistema: a do Norte, que atravessa o país de oeste a leste, e a Oriental, que fica na região sudeste.

Os últimos grandes terremotos a atingir a Turquia com um alto número de vítimas foram em outubro de 2011, com 138 mortos; em março de 2010, com 51 falecimentos. O pior sismo dos últimos 30 anos ocorreu em agosto de 1999, com saldo de 17 mil vítimas.