Obituário

Morre a jornalista Glória Maria, no Rio de Janeiro

Glória Maria deixa duas filhas, Maria e Laura. Ela estava internada, tratando um câncer, mas a causa de sua morte ainda não foi confirmada.

Foto: Divulgação / TV Globo

A jornalista Glória Maria, da TV Globo, morreu nesta quinta-feira (2). A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da emissora. Glória deixa duas filhas, Maria e Laura.

Ela estava internada, tratando um câncer, mas a causa de sua morte ainda não foi confirmada. Em 2019, a jornalista passou por uma cirurgia para retirada de um tumor no cérebro, descoberto após ela sofrer um desmaio. Ela fez radioterapia e imunoterapia após a operação.

Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio de Janeiro, em 15 de agosto de 1949. Ela não gostava de dizer a idade.

Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, estudou em colégios públicos onde obteve sua formação cultural: “Estudei inglês, francês, latim e vencia todos os concursos de redação da escola”, contou ao Memória Globo.

Em 1970, foi levada por uma amiga para ser rádio-escuta da Globo do Rio de Janeiro. Glória também chegou a conciliar os estudos na faculdade de Jornalismo da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica) com o emprego de telefonista da Embratel. Na Globo, tornou-se repórter numa época em que os jornalistas ainda não apareciam no vídeo.

Glória Maria fazia parte da equipe do programa “Globo Repórter” desde 2010 e, desde 2019, passou a ser co-apresentadora. Apresentou o dominical “Fantástico” entre 1998 e 2007. A jornalista cobriu a guerra das Malvinas (1982), a invasão da embaixada japonesa no Peru por um grupo terrorista (1996), os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo na França (1998). Em maio de 2006, acompanhou o escritor Paulo Coelho no trajeto da ferrovia transiberiana até Moscou.

Nota divulgada pela Globo

A jornalista Gloria Maria morreu essa manhã. Em 2019, Gloria foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia, e metástase no cérebro, tratada cirurgicamente, inicialmente também com êxito. Em meados do ano passado, a jornalista iniciou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias.

Glória marcou a sua carreira como uma das mais talentosas profissionais do jornalismo brasileiro, deixando um legado de realizações, exemplos e pioneirismos para a Globo e seus profissionais. Glória deixa duas filhas, Laura e Maria.