CUIDADOS NA FOLIA

Ministério da Saúde lança campanha de prevenção a ISTs no carnaval

O objetivo da ação é conscientizar a população quanto à prevenção de doenças e ao sexo seguro, com uso de preservativos, na época de carnaval

Com o slogan “Voltou o Carnaval e com camisinha a alegria é geral”, o Governo Federal iniciou, nesta sexta-feira (17), a Campanha Nacional de Prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). O lançamento foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.

O objetivo da ação é conscientizar a população quanto à prevenção de doenças e ao sexo seguro, com uso de preservativos, na época de carnaval.

“Graças à proteção das vacinas é possível brincar e se divertir, com toda amorosidade que existe no carnaval e todas as formas de namoro e de sexo, mas fazemos questão de frisar a importância da proteção,” disse a ministra, lembrando o período da pandemia e chamando a atenção não só para ISTs, mas também para a proteção contra o HIV/Aids.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, mais de 1,2 milhão de preservativos internos e mais de 33 milhões de preservativos externos foram distribuídos aos estados para retirada gratuita em unidades básicas de saúde.

O uso da camisinha (masculina ou feminina), lembra o Ministério da Saúde, em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais), é considerado o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.

Além da utilização do preservativo, o controle das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) não ocorre somente com o tratamento de quem busca ajuda nos serviços de saúde. Para interromper a transmissão e evitar a reinfecção, é fundamental que as parcerias sejam testadas e tratadas e que tenham orientação de um profissional de saúde.

Covid-19

A ministra Nísia aproveitou o ensejo para lembrar o difícil período enfrentado na pandemia de covid-19. “Nós estamos nesse momento lançando nossa campanha de educação em saúde para o período de carnaval, que tem por mote o retorno da alegria, após momentos tão duros que vivemos (e ainda continuamos, na pandemia de Covid-19)”, enfatizou.

A ministra recomendou ainda a completa vacinação contra Covid-19. “Reforçamos que aqueles que não têm a cobertura vacinal completa e atualizada para Covid-19, que o façam. A alegria faz parte da cultura da nossa sociedade e por isso devemos celebrar e estar juntos nessa corrente positiva nesse carnaval. Nosso mote é ‘a alegria voltou’, mas vamos voltar com essa alegria nos cuidando e nos protegendo,” disse.