Combate ao vírus

Medicamento para Covid-19 passa a ser distribuído pelo SUS

O Paxlovid é indicado para pessoas com mais de 65 anos ou imunocomprometidos com mais de 18 anos com quadro leves a moderados da Covid-19

Caixa do medicamento Paxlovid, contra a Covid-19. Ela é branca, com letras e azul e uma faixa lateral em azul e outra em vermelho.
Caixa do medicamento Paxlovid, contra a Covid-19. Foto: Julia Prado/MS

O medicamento Paxlovid, usado para tratamento a pacientes com quadro leves a moderados da Covid-19, está disponível pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O fármaco é indicado para pessoas com mais de 65 anos ou imunocomprometidos com mais de 18 anos. A medicação chegou, em número limitado, ao Rio Grande do Sul.

Conforme o Ministério da Saúde, o Paxlovid visa reduzir o risco de internações, complicações e mortes por Covid-19. Ele é feito a partir da combinação entre Nirmatrelvir e Ritonavir.

A definição quanto ao seu uso cabe ao médico, conforme avaliação no momento do atendimento. Para ter acesso ao tratamento, independentemente do status vacinal, o paciente deve se enquadrar nos critérios de idade ou imunossupressão e cumprir todos os pré-requisitos.

Os pacientes precisam ter covid-19 confirmada por teste rápido de antígeno ou por teste de biologia molecular (RT-PCR); estar entre o 1º e o 5º dia de sintomas; apresentar quadro clínico leve ou moderado (covid-19 não grave); e, principalmente, não requerer suplementação de oxigênio.

A SES (Secretaria Estadual da Saúde) recebeu do Ministério da Saúde 2.445 kits do tratamento. Cada um é composto por uma caixa com 30 comprimidos, equivalentes a 10 doses. Desde o início de dezembro, quando começou a ser distribuído, já foram prescritos cerca de 150 tratamentos com o medicamento no Estado. Após a prescrição médica, os pacientes e/ou responsáveis podem solicitar o tratamento, apresentando o formulário e os documentos do paciente na Farmácia de Medicamentos Especiais do município.

Diante do quantitativo recebido nessa primeira remessa pelo RS e da necessidade de monitoramento durante essa fase inicial da incorporação do tratamento, a SES adotou duas estratégias de dispensação aos pacientes que se enquadram nos critérios: nas Unidades Sentinelas da Síndrome Gripal (em Canoas, Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Uruguaiana e Pelotas) e via as Farmácias de Medicamentos Especiais dos Municípios.