Seca extrema

Mais 18 cidades do RS atingidas pela estiagem entram em situação de emergência

Mais de 350 municípios já noticiaram perdas, conforme dados da Defesa Civil do RS

Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini

Mais 18 municípios do Rio Grande do Sul tiveram situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. O total de cidades com reconhecimento federal vigente por causa da grave estiagem chegou a 236 municípios.

A portaria que oficializa a medida foi publicada na edição desta segunda-feira (27) do Diário Oficial da União. Passam a integrar a lista os municípios em situação de emergência pela seca Ajuricaba, Catuípe, Colorado, Condor, Encantado, Erval Grande, Guaíba, Ipiranga do Sul, Jacuizinho, Nova Candelária, Pouso Novo, São Miguel das Missões, Vila Lângaro, Barra do Rio Azul, Campos Borges, Itacurubi, Passo do Sobrado e Pedro Osório.

Na última quinta-feira (23), o Governo Federal anunciou investimentos de R$ 430 milhões para ações de mitigação dos efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul. Do valor total anunciado, R$ 100 milhões serão investidos pelo MIDR (Ministério do Desenvolvimento Regional). Os recursos serão utilizados na contratação de carros pipas para distribuição de água e também na compra e doação de cestas básicas e de combustível, entre outras ações. Cerca de 300 municípios serão beneficiados.

Mais de 350 municípios já noticiaram perdas

Por outro lado, os dados da Defesa Civil sobre a situação da estiagem são bem maiores. Conforme o órgão de proteção civil, 352 municípios gaúchos noticiaram a declaração de emergência. Deste total, 341 já emitiram decreto confirmando as perdas causadas pela seca.