DIPLOMACIA

Lula embarca para os EUA onde se reúne com Biden

O objetivo da viagem é retomar as relações entre os dois países, que em 2024 completam 200 anos de diplomacia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já embarcou, nesta quinta-feira (9), para Washington, nos Estados Unidos, onde visita pela primeira vez desde que foi reeleito o atual presidente democrata estadunidense, Joe Biden. O objetivo da viagem é retomar as relações entre os dois países, que em 2024 completam 200 anos de diplomacia.

Lula viaja acompanhado dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Anielle Franco (Igualdade Racial), do Assessor Especial embaixador Celso Amorim, do secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Econômico e Comércio, Marcio Elias Rosa, e do senador Jaques Wagner. Eles serão recebidos pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Casa Branca, na sexta-feira (10).

Entre os temas da reunião, estão temas comuns para as duas nações, entre eles:

  • Radicalização política e ao discurso de ódio no espaço virtual;
  • Reativação do compromisso brasileiro com a conservação ambiental;
  • Busca de um maior engajamento dos países desenvolvidos no cumprimento de seus compromissos de financiamento na área climática;
  • Transição energética e geração de energia limpa; 
  • Uma maior integração das cadeias produtivas;
  • Impulsionamento da agenda de direitos humanos, em particular em temas como: o combate a fome e à pobreza em âmbito global, os direitos dos povos indígenas e o combate ao racismo, além da integração dos dois milhões de brasileiros que vivem nos Estados Unidos, nossa maior comunidade no exterior.

Consta ainda na agenda da Presidente Lula, na sexta-feira, encontros na blair house com o Senador democrata Bernie Sanders e com deputados e deputadas do partido Democrata. Mais tarde, antes do encontro com Biden,  o presidente brasileiro se encontra representantes da AFL-CIO (Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais). O retorno ao Brasil está previsto para o sábado (11).