Votação recorde

Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara com 464 votos

Os adversários foram Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RJ) obtiveram 21 e 19 votos, respectivamente. Ao todo, foram registrados cinco votos em branco.

Crédito: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi reeleito ao cargo nesta quarta-feira (1º) e ficará na liderança da Casa pelos próximos dois anos. Em um recorde para uma votação na Câmara, o deputado federal recebeu 464 votos.

Os adversários foram Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS) obtiveram 21 e 19 votos, respectivamente. Ao todo, foram registrados cinco votos em branco.

Em seu discurso de vitória, Lira reforçou que continuará “devoto da democracia”, além de ser um defensor das “prerrogativas e liberdade de expressão de cada parlamentar”. “O Brasil é uma democracia madura, preparada e feita por uma ampla maioria de pessoas que luta e defende a liberdade”, afirmou.

Além disso, Lira enfatizou a necessidade de “desinflamar o Brasil, distensionar as relações, e os poderes da República, pilares da nossa democracia, devem dar o exemplo”.

“É hora de ver cada um no seu quadrado constitucional”, acrescentou ele, lembrando que no Brasil não há mais espaço para quem atenta contra os poderes. “Esta Casa não defenderá ou referendará nenhum ato, discurso ou manifestação que atente contra a democracia”.

“Esta tribuna aqui seguirá aberta, plural e sempre amplificando os anseios de cada cidadão por nós representados. Sinto-me honrado pela confiança a mim creditada através destes 464 votos. Um resultado que me impulsiona a seguir focado na condução ágil dos projetos de interesse do País, respeitando toda nossa dinâmica interna de condução e fiel à regra de que, nesta Casa, a vontade da maioria sempre prevalece, sem nunca cercear o direito da minoria”, concluiu Lira.