PAIS E FILHOS

Ler para os filhos na infância contribui em seu desenvolvimento, aponta estudo

Hábito desenvolve capacidades como concentração, memorização, raciocínio, aumento do vocabulário, entre outras

Concentração, memorização, raciocínio, aumento do vocabulário, entre outras. O momento íntimo em que os pais leem para os filhos pode trazer, além do fortalecimento do vínculo afetivo, um melhor desenvolvimento destas capacidades citadas. Isso foi comprovado por um trabalho realizado pela Universidade de Barcelona. que demonstrou também que, ao ouvirem histórias contadas por adultos, as crianças melhoram sua capacidade de falar e escrever, preparando-se melhor para a aprendizagem.

Os benefícios não param por aí. Através das histórias, as crianças entendem melhor seus sentimentos e adquirem uma maneira melhor de verbalizá-los e, também, aprendem a se colocar no lugar dos outros personagens, desenvolvendo lições morais a partir da empatia.

No Brasil, no entanto, o cenário não é bom. Conforme um estudo da Famivita, empresa especializada em saúde feminina, 79% dos brasileiros não tiveram pais que liam para eles na infância. A principal faixa etária coletada vai dos 25 aos 34 anos, onde esse dado se apresenta em mais de 80% dos entrevistados.

A tendência de não ler para os filhos é mais alta em pais jovens. Entre genitores de 18 aos 24 anos não há o costume de ler para os pequenos, com 67% dos entrevistados. Já dos 25 aos 39 anos e dos 30 aos 34 anos, 57% e 46% das pessoas entrevistadas afirmaram não o fazer, respectivamente.

No lado inverso, o mesmo estudo da Famivita mostra que a leitura para os filhos atravessa gerações. Segundo o levantamento, 71% dos entrevistados cujos pais lhes leram livros na infância, também fazem isso para seus filhos. Para se ter uma ideia, apenas 40% das pessoas que não receberam essa atenção dos pais desenvolveram o hábito de leitura para os filhos.

Queda nos leitores

Segundo o Instituto Pró-Livro, um dos fatores que influencia na aquisição do hábito da leitura é justamente o incentivo de alguém próximo. Esta constatação, somado ao fato da falta de atenção dos pais neste aspecto da aprendizagem, ajuda a explicar a queda no número de leitores no Brasil.

Ainda segundo o Pró-Livro, 4,6 milhões de brasileiros deixaram de ler nos últimos quatro anos. Além disso, 30% da população brasileira nunca comprou sequer um único livro.

Ambiente propício

A solução passa talvez por levar às casas o hábito de leitura através da interação pais e filhos. Os livros são, comprovadamente, um estímulo à imaginação humana, especialmente em nossa época, quando todos estamos cercados por smartphones e sua promessa de entretenimento rápido. Contudo, é preciso mais.

De acordo com especialistas, para que o hábito de ler seja criado nos infantes, é fundamental que haja um ambiente propício, que as histórias possam ser contadas de maneira lúdica e interessante. Passear em livrarias e conhecer livros novos, bem como trazer diferentes estilos literários para o universo familiar, também é de grande importância.