ENCONTRO

Leite discute com o ministro da Fazenda recomposição da arrecadação do Estado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, conversou com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Foto: Maurício Tonetto/Secom

Uma comitiva do governo do Rio Grande do Sul liderada pelo governador Eduardo Leite se reuniu, nesta terça-feira (7), com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir a recomposição das receitas do Estado.

A arrecadação de impostos no Rio Grande do Sul foi gravemente afetada por medidas de iniciativa da União no ano passado, como a redução das alíquotas de ICMS sobre combustíveis e energia.

O governo gaúcho projeta que, se não for feita alguma compensação em nível federal, deixará de arrecadar até R$ 20 bilhões nos próximos quatro anos, o que gera um risco de colapso na prestação de serviços públicos, suspensão de obras e congelamento de investimentos.

No encontro, que foi organizado pelo Fórum de Governadores, houve sinalização positiva por parte do Ministério da Fazenda no sentido de se construir uma solução para o problema.

“O ministro Haddad demonstrou muito interesse em encaminhar uma solução para as demandas dos Estados e se mostrou consciente de que aquilo que impacta os governos estaduais também afeta a União. Essa consciência do ministro nos dá confiança de que teremos desdobramentos definitivos para esse tema nas próximas semanas”, ressaltou Leite.