ENGRENANDO

Inter fazer 3 a 0 no Ypiranga e é vice-líder do Gauchão

Além do artilheiro Pedro Henrique, o Inter tem o melhor ataque do Campeonato Gaúcho, com 10 gols

O Inter não precisou correr muito para aplicar 3 a 0 no Ypiranga de Erechim, na tarde desta quinta-feira (2), feriado de Navegantes, no Beira-Rio. A partida era válida pela quarta rodada do Campeonato Gaúcho. Não sei se o calor ou ainda um sentimento inconsciente de autopreservação, mas fato é que o Inter ainda joga o suficiente para vencer seus adversários, notoriamente inferiores até o momento.

Mas que afirmar esse aspecto das atuações coloradas não soe como uma crítica. Ao contrário. O Inter vive de uma estrutura já montada por Mano Menezes em 2022. Nas duas primeiras partidas do estadual as peças ainda precisavam de mais movimento. Agora, no entanto, a força coletiva do Inter se sobrepõe. Resta saber como será o comportamento quando a exigência subir.

Contra o Ypiranga, com os comandados de Mano ligados desde o início, o caminho esteve aberto desde o início. Logo aos 5 minutos do primeiro tempo, Ronald tentou recuar para a defesa, mas Pedro Henrique, novamente escalado como centroavante, correu mais que o zagueiro, dominou a bola, driblou o goleiro Caíque e chutou rasteiro paras redes.

Pedro Henrique é artilheiro do Campeonato Gaúcho com quatro gols. Desde que chegou, o camisa 28, autêntico colorado, é um destaques do novo Inter e, das últimas contratações, foi uma das que mais caiu nas graças da torcida, sendo aplaudido desde o anúncio da escalação pelo sistema de som do Gigante.

Aberto o marcador, apesar de tamanha empolgação, o Inter relaxou um pouco e jogava como quem estivesse satisfeito. O Ypiranga cresceu no jogo, ainda que não levasse grandes sustos a Keiller. O primeiro tempo acabou com este cenário. Inter na frente, mas precisando de um “plus” para decretar de vez a vitória.

Segundo tempo

O Inter voltou com uma dinâmica melhor e tentando explorar os espaços deixados pelo adversário. A situação era de segurança. restava mesmo o momento do gol. E ele veio no meio da etapa final, aos 23, em uma penalidade sofrida por Maurício. A jogada que levou a marcação do pênalti foi de bela construção coletiva do Colorado. Alan Patrick bateu e converteu.

A ampliação do score trouxe de forma definitiva a sensação da segurança quanto ao placar. Mano aproveitou e sacou Pedro Henrique para colocar Alemão. O clima era de vitória obtida.

Aos 37, o Inter marcou ainda o terceiro gol. Wanderson encontrou Bustos na direita e o argentino cruzou. A bola desviou no zagueiro Júnior Sergipano, gerando um pedido de pênalti dos colorados, mas na sequência, a bola chega para Maurício, dentro da área, chutar para a meta de Caíque.

Situação e próximo jogo

Além do artilheiro Pedro Henrique, o Inter tem o melhor ataque do Campeonato Gaúcho, com 10 gols. O Colorado é o vice-líder da competição estadual, com 8 pontos. 

O próximo jogo do Inter pelo Gauchão é contra o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale. A partida será realizada no domingo (5), às 20h30.

Coletiva

Em sua manifestação, Mano atribuiu a lentidão em certo sentido à alta temperatura da tarde porto-alegrense. Mas por razões táticas também. 

O treinador colorado destacou também o volume criado em linha baixa pelo adversário para fazer a construção das jogadas desde a defesa. Isso dificultou a recuperação rápida da bola e, quando o Inter tinha a posse os espaços eram escassos.

No segundo tempo, Mano recuou um pouco De Pena, que tinha marcação individual, abrindo espaço para Alan Patrick armar entre as linhas do Ypiranga. Por fim, para Mano, seguir vencendo é uma boa maneira de dar tranquilidade à evolução da equipe.

Escalações

Inter

Keiller; Bustos, Moledo, Vitão e Renê (Thauan Lara); Johnny e De Pena; Mauricio (Baralhas), Alan Patrick e Wanderson (Estêvão); Pedro Henrique (Alemão) -4-5-1- Técnico: Mano Menezes.

Ypiranga

Caíque; Gedeílson, Ronald, Islan e PK (Júnior Sergipano); Lorran e Clayton (Yohan); Matheusinho, João Pedro (Jhonatan Ribeiro) e Ralph (Guilherme Azevedo); Bruno Baio (MV) -4-2-3-1- Técnico: Luizinho Vieira.

Cartões amarelos

Inter: Mano Menezes. 

Ypiranga: Guilherme Azevedo, João Pedro, Matheusinho, PK e Ronald.

Arbitragem 

Árbitro: Lucas Horn
Auxiliar: Otavio Legramanti
Auxiliar: Claiton Timm