CLASSIFICAÇÃO ENCAMINHADA

Inter vence o Aimoré e volta atenções ao Gre-Nal

Na coletiva, Mano Menezes elogiou a atuação da equipe e projetou o clássico do próximo domingo (5)

O Inter superou, nesta tarde de sábado (25), em São Leopoldo, o último desafio antes do primeiro Gre-Nal da temporada. Além do Aimoré, que entregava o que ainda lhe resta de suor contra o rebaixamento, havia o gramado pesado em função da chuva, e a necessidade de nenhum jogador pendurado receber cartão e acabar de fora do clássico do próximo domingo (5), às 20h, na casa gremista.

Ao final da partida, todos os objetivos foram alcançados. O Inter aplicou 2 a 0 no adversário e nem Bustos, nem De Pena, nem Pedro Henrique receberam do árbitro a advertência que poderia tirá-los do jogo contra o Grêmio. Com o resultado, o Colorado vai a 19 pontos, é vice-líder e encaminha classificação, que pode ser confirmada na segunda-feira (27) caso o Juventude não vença o clássico contra o Caxias.

Os gols do Inter foram marcados ambos no segundo tempo. Primeiro Maurício, aos 4, que recebeu um passe de Wanderson dentro da área e chutou para a meta do Aimoré, superando o goleiro William. Depois, aos 37, foi a vez de Pedro Henrique, que entrara no lugar de Alemão, dominar próximo à área e mandar um belo chute, sem chances para o goleiro.

Além da vitória, foi possível para a torcida verificar algumas atuações de jogadores. Uma delas é uma afirmação: Alan Patrick, o raro meia colorado, que comanda as ações do meio com uma técnica elevada. Mas houve outros destaques. Um é a evidente melhora de performance de Mário Fernandes na lateral direita, e outro, o ótimo rendimento do garoto Matheus Dias na abertura do meio-campo, superando as apresentações de Johnny e Baralhas.

Após a partida, Mano Menezes comentou a atuação do jovem volante. E ele optou por ponderar quanto à importância de não se criar expectativas muito cedo. O importante para o treinador é construir jogadores para que eles possam contribuir.

Agora, o Inter terá uma semana para se preparar para o jogo contra o arquirrival. Fica a dúvida sobre a escalação, uma vez que o centroavante Luiz Adriano acaba de chegar e não se sabe de Mano Menezes optará por colocá-lo como titular logo na primeira oportunidade, ou se irá preferir manter o comando de ataque com Pedro Henrique, que, mesmo não sendo da função em sua essência, tem correspondido, chegando a ser o artilheiro do Campeonato Gaúcho, agora com 8 gols.

Coletiva

Em sua fala, Mano Menezes afirmou que a atuação de hoje foi a melhor fora de casa até o momento, considerando as condições do gramado, a vitória poderia ter sido definida já no primeiro tempo, e veio na etapa final porque a equipe manteve o ritmo de competitividade. 

Sobre as preservações – Pedro Henrique, Bustos, De Pena e mesmo Johnny, não começaram a partida – Mano disse ter considerado importante escolher jogadores com a cabeça na partida, por saber como ficam os atletas às vésperas de um clássico como o Gre-Nal.

Mano considerou que equipe já está em um nível bom de competição, com os jogadores em estágio satisfatório de preparação. Para o treinador colorado, a pressão das rodadas iniciais ajudaram na evolução do time e o clássico pode acentuar ainda mais a maturidade do Inter em 2023.

O comandante foi perguntado sobre Luiz Adriano e ponderou que o centroavante chegou há pouco, logo, sua situação será pensada a partir de agora. Na sequência, veio o questionamento sobre a contratação confirmada de Aranguiz, e Mano revelou ter conversado com o meio-campo há seis meses, mas que naquele momento não foi possível concluir negociações. Para o treinador, tudo tem sua hora. 

Mano concluiu comemorando o fato de ver o time do Inter ser o que era no ano passado às vésperas do Gre-Nal. O Colorado chega no clássico em um momento melhor do que no início do ano e, segundo Mano Menezes, ciente dos efeitos positivos de um eventual êxito diante do rival.

Escalações

Aimoré

William; Bruno Ferreira (Esdras), Milani, Guilherme Lacerda e Higor; Mardley (Jadson), Fábio e Vitor Barreto; Yuri Oliveira (Choco); Yan Lima (Gustavo Poffo) e Wesley Pacheco -4-3-3- Técnico: Pingo

Inter

Keiller; Mário Fernandes (Bustos), Moledo, Mercado e Thauan Lara (Felipe); Baralhas (Johnny), Matheus Dias, Mauricio e Alan Patrick; Wanderson (Lucas Ramos) e Alemão (Pedro Henrique) -4-2-3-1- Técnico: Mano Menezes

Cartões Amarelos

Aimoré: Mardley, William, Bruno Ferreira

Inter: Lucas Ramos, Wanderson

Arbitragem

Árbitro: Rafael Rodrigo Klein
Auxiliar: Michael Stanislau
Auxiliar: Luiza Naujorks Reis