121 VAGAS

Abertas inscrições para ingresso de refugiados na graduação da UFRGS

As inscrições seguem até dia 3 de março

Começou nesta quinta-feira (23), o período de inscrições em Cursos de Graduação da UFRGS 2023 para pessoas refugiadas. São oferecidas 121 vagas em 38 opções de curso de graduação em Porto Alegre e no Campus Litoral Norte. As inscrições seguem até dia 3 de março.

Os interessados que cumprirem as exigências contidas no Edital devem comparecer presencialmente à Diva/Decordi (Divisão de Vida Acadêmica), na Av. Paulo Gama, 110, Prédio Anexo I da Reitoria, térreo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. 

O edital é promovido pela Prograd (Pró-Reitoria de Graduação) e pela CAF (Coordenadoria de Ações Afirmativas), e se destina ao ingresso no semestre 2023/1 de pessoas que comprovem documentalmente a situação de refúgio e daquelas que tenham ingressado no Brasil em decorrência de reunião familiar. Também é equiparada à situação de refúgio a condição de regularizados no País por razões humanitárias.

O resultado das inscrições será publicado no dia 17 de março, às 14h, no site da Prograd. Mais informações e consultas sobre dúvidas devem ser solicitadas junto à Divisão da Vida Acadêmica: [email protected].

Comprovação

Para a inscrição, os interessados devem ter concluído o Ensino Médio seja no Brasil ou no exterior (neste caso, é preciso uma declaração de equivalência de estudos). No edital, estão detalhadas todas as formas de comprovação de escolaridade. 

A documentação envolve ainda: 

  • Requerimento de inscrição, 
  • Documento de identificação, 
  • Documento que comprove a situação de refúgio, 
  • Certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros e
  • Declaração de não ocupação de outra vaga em instituição pública de ensino superior.

Além da documentação básica, o candidato deve estar a par das exigências do seu curso pretendido. Há algumas opções em que se solicita uma carta de intenções com a justificativa, entrevista, prova escrita (esta exigência é apenas para Ciência da Computação, Ciências Atuariais e Matemática) e prova prática (apenas para o curso de Música). Os critérios de seleção e pesos de cada curso estão no Edital . O candidato deve apresentar toda a documentação obrigatória do Edital, e a inscrição deve ser apenas em uma opção de curso.