Friozinho no carnaval

Inmet alerta para declínio de temperatura no Rio Grande do Sul

As temperaturas devem cair a partir das 21h da noite desta sexta-feira no Rio Grande do Sul, ficando mais baixas que o normal para esta época do ano até domingo.

Porto Alegre, RS | 29.jun.2021. Termômetro registra frio de 10°C no Centro de Porto Alegre. Foto: Alex Rocha/PMPA (arquivo)

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para o declínio das temperaturas no Rio Grande do Sul. Conforme o órgão de meteorologia, haverá declínio de temperatura maior que 5°C em grande parte do Estado. Algumas cidades gaúchas podem registrar temperaturas abaixo dos 10°C.

A advertência é válida entre hoje (17) e o domingo (19). As temperaturas devem cair a partir das 21h da noite desta sexta-feira, ficando mais baixas que o normal para esta época do ano até domingo.

Conforme dados do Agora no Tempo, Porto Alegre deve ter temperaturas de outono durante o fim de semana. A mínima prevista é de 13°C e a máxima de 25°C. No domingo, os termômetros variam entre 15°C ao amanhecer e 28°C à tarde.

Em Santa Maria, a mínima prevista neste sábado é de 9°C, enquanto a máxima é de 24°C. No domingo, a variação será de 11°C a 28°C na cidade. Uruguaiana, que teve 40°C na semana passada, pode ter mínima de 9°C e máxima de 26°C. No domingo, o dia começa com 15°C e faz calor à tarde, com 31°C.

O que diz a previsão do tempo

A sexta-feira (17) iniciou com tempo instável sobre o Rio Grande do Sul, ainda por conta da umidade da frente fria. Ao longo do dia, as chuvas se afastam do estado, devido ao avanço de uma massa de ar seco e frio. O sol volta a aparecer entre poucas nuvens e as temperaturas durante a tarde ficam mais baixas em comparação aos dias anteriores.

Os ventos também começam a aumentar e sopram constantes, com moderada a forte intensidade na maioria das regiões. O mar fica agitado em toda a costa gaúcha e há risco de ressaca, especialmente entre o Litoral Médio e Sul.

Ainda por conta da massa de ar seco e frio, o sábado (18) inicia com tempo firme e temperaturas baixas, com mínimas variando entre 7 e 12°C. Nos pontos altos da Serra gaúcha, há chance de geada. Ao longo da tarde, o sol continua predominando entre poucas nuvens e as temperaturas não sobem muito.

O tempo segue estável no domingo (19), com sensação de frio pela manhã, especialmente na região da Serra. Durante a tarde, ainda esquenta pouco e a nebulosidade gradualmente aumenta em boa parte do Estado. A tendência é que chuva retorne à metade norte na segunda-feira (20) e as máximas voltem a subir.