Virada do tempo

INMET emite alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul

Conforme o alerta laranja de tempestade, o RS pode ter temporais com chuva forte, ventos intensos e queda de granizo.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu uma advertência para a possibilidade de temporal no Rio Grande do Sul. O motivo é a formação de uma nova frente fria que vai avançar pelo território gaúcho. A previsão indica possibilidade de temporais no Estado.

Conforme o alerta laranja de tempestade, o RS pode ter temporais com chuva forte, além de ventos intensos entre 60 a 100 km/h. Pode ocorrer queda de granizo, de forma isolada. Há possibilidade de formação de tempestades que causem estragos em plantações, em residências. Podem ser registrados alagamentos, queda de árvores, de galhos e de postes.

“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, aponta o órgão de meteorologia.

A vigência do alerta, de caráter preventivo, tem início as 7h da manhã e se encerra as 23h59 desta quarta-feira (14). Esse tipo de advertência pode ter mudança nos seu prazo de vigência, conforme o deslocamento das instabilidades.

O Instituto recomenda que, em caso de temporal, as pessoas evitem sair até a passagem da tempestade. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite ficar próximos de muros, pois estes podem ceder por causa do vento forte ou pela queda de árvores, galhos ou postes.

O que diz a previsão do tempo

Nesta terça-feira (14), a passagem da frente deixa o tempo instável em todas as regiões. No período da manhã, áreas de instabilidade com risco de temporais isolados se formam entre a Campanha e a região Sul.

Ao longo da tarde, as instabilidades ganham força e avançam para o restante do Estado, com risco de chuvas intensas, com acumulados expressivos em curto período, e temporais com rajadas de vento.