SANTA CATARINA

Três morrem após incêndio em penitenciária de Florianópolis

Segundo informações oficiais, os agentes penitenciários retiraram pelo menos 30 presos do local

Ao menos três detentos morreram em um incêndio que atinge o Complexo Penitenciário de Florianópolis, no bairro Agronômica, em Santa Catarina, na tarde desta quarta-feira (15). O caso, que está em andamento, foi confirmado pela SAP (Secretaria de Administração Prisional).

As vítimas fatais foram identificadas como: Danilo Barros, de Salvador, Bahia; Robson da Silva, de Ponte Serrada, na Serra catarinense; e Gerbeson de Souza, do Ceará. Eles chegaram a ser atendidos já inconscientes pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas tiveram o óbito confirmado instantes depois.

Além das mortes, as informações dão conta de detentos feridos, a maioria presos de baixa periculosidade. Segundo informações oficiais, os agentes penitenciários retiraram pelo menos 30 presos do local.

Os detentos passaram por uma triagem. Ao todo, 17 médicos foram deslocados para a região. Aqueles presos intoxicados pela fumaça são atendidos na rede hospitalar da Grande Florianópolis, que recebeu alerta.

O sinistro iniciou na célula 22. Três presos de segurança máxima cumpriam pena ali sem receber visitas. As chamas teriam iniciado em um colchão. Essa é a segunda vez que um incêndio atinge o mesmo local do complexo em cinco anos.

Pelo menos seis caminhões do Corpo de Bombeiros trabalham no local. Na parte externa ao prédio, onde os familiares dos detentos se reúnem em busca de informações, a Polícia Militar faz a segurança.

A Penitenciária de Florianópolis recebe presos de todo o Estado catarinense. É o principal complexo penitenciário da região.