Trânsito

FreeWay deve ter 250 mil veículos indo às praias no Carnaval

Projeção de tráfego foi divulgada hoje pela CCR ViaSul. Confira os melhores horários para pegar a FreeWay e fugir de congestionamentos neste Carnaval.

CCR ViaSul divulgou nesta quarta (15) a previsão de fluxo para o período de Carnaval em suas rodovias. Mais de 250 mil veículos devem utilizar a FreeWay para ir em direção ao Litoral Norte entre amanhã, quinta-feira (16) e o sábado (18). Retorno a Porto Alegre deve começar a aumentar na segunda (20) e atingir o pico na terça-feira (21).

Conforme a concessionária, somente na Freeway, deverão passar cerca de 503 mil veículos nos dois sentidos. Deste total, 253 mil subirão rumo ao litoral norte gaúcho ao longo dos próximos 7 dias.

O fluxo mais intenso está previsto para a saída do feriado e no retorno do Litoral, na próxima semana. A CCR ViaSul orienta aos motoristas que evitem trafegar nos horários de pico: na sexta após as 17h, depois das 14h no sábado, no domingo depois das 16h e na manhã de segunda. Na terça-feira, o tráfego deve ser intenso durante todo o dia.

Para a saída são previstos pouco mais de 33 mil na quinta (16) e, saltando para 75 mil e 76 mil na sexta (17) e no sábado (18), respectivamente. Já no domingo (20) o fluxo normaliza com 28 mil veículos indo para o litoral e 29 mil retornando para a capital.

Tráfego na BR-290/FreeWay
Tráfego na BR-290/FreeWay. Foto: Divulgação CCR Via Sul

Viagem prolongada

Para quem vai extender a estadia na praia até a segunda-feira (27), o fluxo deve ter menos intensidade, de acordo com a CCR ViaSul. Segundo o levantamento da concessionária, cerca de 31 mil carros devem rumar ao litoral na sexta (24) e mais 25 mil no sábado (25). Já a partir do domingo (26) serão 44 mil retornando a capital gaúcha e outros 25 mil na segunda (27). Os horários de maior movimento seguem os mesmos já informados: na sexta após as 17h, depois das 14h no sábado, no domingo depois das 16h e na manhã de segunda.

Acostamento como 4ª faixa

Com o aumento considerável do fluxo, é provável que aconteça a liberação do acostamento para auxílio na fluidez do tráfego. Mas os motoristas devem ficar atentos: o tráfego pelo acostamento ocorre apenas, quando autorizada, do km 1,5 (Osório) ao 75 (Gravataí), por meio de sinalização com painéis piscantes e placas indicativas às margens da rodovia, além de mensagens nos painéis eletrônicos da Concessionária, com orientações aos motoristas sobre como proceder. Ao trafegar pelo acostamento, a velocidade máxima é de 70 km/h e não é permitido o trânsito de caminhões.

Ainda, em caso de condições climáticas adversas, o acostamento não é liberado. A concessionária salienta, porém, que trafegar pelo acostamento quando o mesmo não estiver liberado é infração gravíssima do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), gerando 7 pontos na CNH e multa de R$ 880,41.