Segurança Alimentar RS

Fiscalização interdita mercado em Xangri-lá

Foram alvo da fiscalização mercados e açougues dos balneários de Rainha do Mar, Noiva do Mar, Arpoador e Xangri-lá

Foto: Ministério Público do RS / Divulgação

Um mercado foi interditado, nesta quarta-feira (8), em uma fiscalização do Programa Segurança Alimentar RS. A blitz da força-tarefa foi realizada em praias do município de Xangri-lá, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Conforme o MP-RS (Ministério Público do RS), foram alvos de avaliação mercados e açougues dos balneários de Rainha do Mar, Noiva do Mar, Arpoador e Xangri-lá. Sete estabelecimentos foram fiscalizados e autuados.

Um mercado teve suas atividades interditadas por causa dos problemas identificados pelos fiscais. No local, foi identificada a presença de roedores, de acordo com o MP.

Mais uma vez, foram alimentos vencidos, sem procedência e armazenados em temperatura inadequada. Os produtos irregulares, incluindo embalagens de álcool de venda proibida em mercados, foram apreendidos.

Fotos publicadas pelo Ministério Público mostram salsichas mofadas junto a várias embalagens de patê. Em outra foto, aparecem peças de salame com parte do plástico protetor rasgado ou com aparência de mofo.

O nome do estabelecimento interditado não foi divulgado. A força-tarefa não informou quantos quilos de produtos foram apreendidos.

Participaram da ação agentes do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) Segurança Alimentar, representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Xangri-lá; da Divisão de Vigilância Sanitária, da SES (Secretaria Estadual da Saúde); da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde; da SEAPI (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), da DECON (Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor), da Polícia Civil; e da Patram (Patrulha Ambiental), da Brigada Militar.