FILMES CLÁSSICOS

4 filmes clássicos e cult

Para os amantes de cinema, os considerados filmes clássicos são aqueles icônicos capazes de ultrapassar a barreira do tempo e se imortalizam como obras atemporais, ou seja, independente do ano de seu lançamento, marcam gerações. Pensando nisso separamos uma lista dessas obras clássicas para os cinéfilos de plantão.

1.    Jumanji

A primeira versão do filme, de 1995, é um dos principais filmes do gênero de aventura da década de 90. Com um elenco que conta com Robin Williams, Kirsten Dunst e Bonnie Hunt, a trama é repleta de originalidade ao contar a história de um tabuleiro mágico que transforma a realidade de seus participantes em um perigoso jogo com elementos reais e selvagens. A produção é comandada pelo diretor Joe Johnston.

2.    O Poderoso Chefão

O filme que corou o diretor Francis Ford Coppola e o ator Marlon Brando como vencedores do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator, respectivamente. A obra conta a história da família mafiosa Corleone, de 1945 até 1955, que comandava as ruas de New York. Em 2014, foi eleito o melhor filme da história, pela revista Hollywood Reporter.

3.    A paixão de Joana D’Arc

Conhecido por ser o primeiro filme produzido sobre a heroína francesa Joana D’Arc, o filme é uma obra de 1928, mudo e em preto e branco. Dirigido por Carl Theodor Dreyer, o roteiro é baseado em documentos históricos do julgamento de Joana e reconhecido como um marco na história do cinema. A renomada crítica de cinema da revista The New Yorker, Pauline Kael, considerou o trabalho de Renée Jeanne Falconetti, atriz francesa que interpretou Joana D’Arc, primoroso, segunda ela: “talvez a melhor interpretação de um ator já gravada em película”.

4.    Crepúsculo do Caos

É tratado como um relato pessoal do cineasta britânico Derek Jarman sobre o declínio de seu país sob a liderança da primeira-ministra, Margaret Thatcher. O filme traz um estilo único, que mescla imagens de arquivo, planos filmados e filmes caseiros do acervo da família do próprio cineasta. O enredo apresenta duras críticas a Inglaterra dos anos 80, no período pós Segunda Guerra Mundial.

E você, curte filmes clássicos? Fique ligado que sempre temos dicas para os amantes do cinema aqui no Agora RS.