Ranking do calor

Fevereiro começa com calorão de 40°C no Rio Grande do Sul

Das sete cidades com maiores temperaturas registradas pelo INMET nesta quarta-feira (1°), cinco são gaúchas. 

Praça Argentina, em Uruguaiana. Foto: prefeitura de Uruguaiana / Divulgação

O primeiro dia do mês de fevereiro começou com intenso calor no Rio Grande do Sul. Mais uma vez o Estado foi o campeão das altas temperaturas, desbancando cidades do Nordeste. Das sete cidades mais quentes nesta quarta-feira (1°), cinco são gaúchas.

Conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a cidade com maior temperatura no Brasil foi Uruguaiana. A máxima registrada pela estação automática foi de 40,0°C às 15h da tarde. Logo em seguida, em segundo lugar no ranking, aparece Quaraí com 38,4°C.

A terceira cidade com maior temperatura no Brasil foi registrada em Jaguaribe, no Ceará, com 38,2°C. Cinco décimos abaixo está temperatura registrada em São Borja, com 37,7°C. Logo em seguida, na quinta posição do ranking, está São Luiz Gonzaga, com 37,4°C.

A sexta posição nas cidades mais quentes do Brasil ficou com Apodi, no Rio Grande do Norte, com 37,2°C. Alegrete teve 37,1°C, sendo a terceira mais quente do país.

Porto Alegre também teve calor, mas não tão intenso quanto o registrado em janeiro. No bairro Belém Novo, a máxima foi de 32,1°C e, no bairro Jardim Botânico, foi de 33,8°C. No domingo passado, a cidade registrou a maior máxima do verão, com 37,9°C.

Previsão de virada no tempo

Mas o calor intenso registrado hoje não deve ser registrado amanhã. Novas áreas de instabilidade ganham força sobre o estado nesta quinta-feira (2), trazendo risco de temporais com rajadas de vento e eventual queda de granizo no período da tarde.

As áreas de maior risco são Campanha, Centro, região Sul, Leste e Serra gaúcha. Nas demais áreas há condições para pancadasde chuva moderadas a fortes, não se descartando temporais pontuais. Antes das chuvas astemperaturas se elevam, especialmente na metade Norte.