ABASTECIMENTO COMPROMETIDO

Falta de água atinge quase 50 bairros de Gravataí

A conclusão do serviço de manutenção está prevista para esta tarde.

Foto: Corsan / Divulgação

Ao menos 49 bairros de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, enfrentam falta de água nesta sexta-feira (3). O motivo é um problema em uma ETA (Estação de Tratamento de Água) da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), e que ficou inundada.

A reportagem não recebeu informações da Corsan sobre o motivo do problema. A justificativa apresentada pela empresa para a Prefeitura de Gravataí é que rompeu-se a solda de um conjunto hidráulico, o que levou à inundação de toda a casa de bombas.

Em um primeiro momento, a empresa havia dito que o desabastecimento atingia 27 localidades. No entanto, a lista foi atualizada ao longo da manhã.

A conclusão do serviço de manutenção está prevista para esta tarde, quando então deve iniciar a normalização gradual do abastecimento, segundo a Corsan. A previsão para normalizar o abastecimento é na madrugada deste sábado (4).

“Após o término do serviço, poderão ocorrer oscilações na pressão da água e a normalização do abastecimento se dará gradualmente. Importante ressaltar que em algumas ocasiões, em decorrência de imprevistos na execução do serviço, a previsão de normalização do abastecimento pode sofrer alterações”, diz a Corsan por meio de mensagem automática na Unidade de Atendimento Virtual.

Arvoredo, Auxiliadora, Balneário Passo Das Canoas, Bela Vista, Boa Vista, Bonsucesso, Buzios, Castelo Branco, Centro, Cohab B, Cohab C, Conceição, Condomínio Renascença, Dakar, Diva Lessa De Jesus, Elcadiz, Everest, Guaianuba, Itacolomi, Jansen, Jaqueline, Jardim Suiço, Loteamento Residencial Paradiso, Marrocos, Moradas Do Lago, Morungava, Neópolis, Nova Conquista, Nova Conquista I, Nova Conquista 2, Oriçó, Palermo, Parque Do Buzios, Parque Ely, Parque Industrial, Passo Das Pedras, Pôr Do Sol, Rincão Da Madalena, Rosa Maria, Salgado Filho, Santa Cruz, Santa Helena, São Geraldo, São Jerônimo, São Marcos, São Vicente, Timbauva, União e Vila Nara.

Para os bairros Morro do Coco e Cohab C, a Prefeitura de Gravataí informou que haverá disponibilização de um caminhão-pipa para o atendimento dos moradores.

Falta de água na segunda-feira

Os bairros afetados pelo desabastecimento de hoje devem enfrentar falta de água na segunda-feira. Está programado um serviço na mesma estação de tratamento de água que apresentou problemas hoje. Será feita uma “parada programada” na ETA de Gravataí. A previsão do retorno da água para a maioria dos locais afetados é na terça-feira (7), no fim da madrugada.