DESLEIXO

Estiagem mostra o destino do lixo da sociedade em Cachoeirinha

Lixo ficou represado no Rio Gravataí, no trecho do bairro Veranópolis, em Cachoeirinha.

Lixo toma Rio Gravataí em Cachoeirinha. Foto: Reprodução/RBS TV

A sociedade precisa urgentemente fazer um cursinho básico: “o descarte correto do lixo”. Nesta semana a estiagem está mostrando o destino do lixo da sociedade em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Embalagens plásticas, restos de isopor, garrafas plásticas, sacos plásticos, capacetes, pneus, pedaços de madeiras, latas e até restos de materiais de construção foram encontrados represados no Rio Gravataí, no trecho do bairro Veranópolis, em Cachoeirinha.

O lixo chamou atenção das autoridades e da comunidade local. São todos materiais que podem ser reciclados, mas que, descartados irregularmente, entopem o rio e mostrando o desleixo da sociedade.

Com a estiagem, o nível do Gravataí baixou bastante, e todo o resíduo está boiando a céu aberto, em uma área de cerca de 100 metros.

Os resíduos são acúmulo dos lixos de moradores das cidades de Alvorada, Santo Antônio da Patrulha, Gravataí e Cachoeirinha.

Agora, as autoridades correm contra o tempo para montar uma operação para retirar todo o lixo do rio antes da chuva, porque esses resíduos podem parar no Guaíba.

O Rio Gravataí possui 39 quilômetros de extensão desde sua nascente em Santo Antônio da Patrulha.