CAÇADA

Ação captura 36 escorpiões amarelos em Porto Alegre

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, neste ano, já foram duas notificações de acidentes com escorpiões amarelos.

Porto Alegre, RS 02/02/2023: Ação noturna resultou na captura de 36 escorpiões amarelos no entorno da Praça Dom Feliciano. Foto: Roxana Nishimura /DVS/SMS

A Prefeitura de Porto Alegre informou que foram capturados 36 escorpiões amarelos durante uma ação realizada na Praça Dom Feliciano e ruas do entorno, no Centro Histórico da Capital.

A ação reuniu agentes da Secretaria Municipal de Saúde, acompanhados por agentes de combate a endemias e de profissionais do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos). Conforme a prefeitura, os agentes abriram 66 caixas de telefonia na região em busca dos escorpiões.

A ação ocorreu na noite de quarta-feira (1), foi a terceira para captura do escorpião amarelo no ano. Em 2023, com as capturas da quarta, foram coletados na cidade 96 escorpiões amarelos, sendo 92 no Centro Histórico, dois no bairro São Geraldo, um no Mário Quintana e um no Anchieta (Ceasa).

Em 2022, no mês de janeiro, foram registradas dez capturas no Centro Histórico de Porto Alegre, e não houve capturas noturnas, já que o serviço foi incorporado à rotina da Equipe de Fiscalização Ambiental da Vigilância em Saúde no decorrer do ano passado.

Notificações 

Segundo a prefeitura, neste ano, já foram duas notificações de acidentes (quando a vítima recebe uma ferroada do animal e é atendida no Hospital de Pronto Socorro).

A gerente da Unidade de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, Roxana Nishimura, destaca que toda visualização de escorpião amarelo deve ser comunicada à prefeitura pelo serviço 156.

“A notificação é importante e essencial para o desencadeamento de medidas ambientais”, ressaltou.