SINAL AMARELO

Confirmado caso de doença da "vaca louca" no Brasil e exportações serão suspensas

Os últimos casos de vaca louca registrados no Brasil ocorreram em 2021, em Minas Gerais e no Mato Grosso.

A Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará) confirmou nesta quarta-feira (22) um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina, doença popularmente conhecida como “vaca louca, no interior do estado.

O órgão não especificou o município, informando apenas que o caso ocorreu em uma pequena localidade no sudeste paraense, em uma propriedade com 160 cabeças de gado.

“Foi feito o comunicado à OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) e as amostras foram enviadas para o laboratório referência da instituição em Alberta, no Canadá, que poderá confirmar se o caso é atípico”, disse o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).

“O animal, criado em pasto, sem ração, foi abatido e sua carcaça incinerada no local. O serviço veterinário oficial brasileiro está realizando a investigação epidemiológica que poderá ser continuada ou encerrada de acordo com o resultado”, completou o Mapa.

Seguindo o protocolo sanitário oficial, as exportações para a China serão temporariamente suspensas a partir desta quinta-feira (23).

“No entanto, o diálogo com as autoridades está sendo intensificado para demonstrar todas as informações e o pronto restabelecimento do comércio da carne brasileira”, ressaltou o Mapa.

“Todas as providências estão sendo adotadas imediatamente em cada etapa da investigação e o assunto está sendo tratado com total transparência para garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade reconhecida da nossa carne”, garantiu o ministro Carlos Fávaro.

Os últimos casos de vaca louca registrados no Brasil ocorreram em 2021, em Minas Gerais e no Mato Grosso.