PORTO ALEGRE

Desligamentos da CEEE Equatorial podem afetar abastecimento de água

A CEEE recomenda manter todos os aparelhos elétricos desconectados de fontes de energia, telefonia ou de dados durante o período programado para o desligamento

O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre) informa a possibilidade de interrupções ou de baixa pressão no abastecimento de água na Capital nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março. O motivo são desligamentos programados pela CEEE Equatorial para realizar melhorias na rede elétrica. 

A companhia salienta que o desligamento poderá ser cancelado, caso as condições climáticas não permitam a execução segura do trabalho. O serviço pode ser concluído antes do prazo previsto e a energia retornar a qualquer momento. 

A CEEE recomenda manter todos os aparelhos elétricos desconectados de fontes de energia, telefonia ou de dados durante o período programado para o desligamento. A intenção é evitar choque elétrico e danos em eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

O Dmae destaca ainda que, em paradas mais longas, a água pode apresentar coloração e gosto alterados devido ao arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde que podem estar nas paredes internas da tubulação. Se o aspecto normal da água demorar a voltar, o cliente pode solicitar lavagem da rede ou do ramal domiciliar ligando para o fone 156, opção 2.

Confira os locais que podem ter o abastecimento afetado:

Terça-feira (28)

Os bairros Cristo Redentor, Passo D´Areia, Jardim Itú-Sabará, Vila Ipiranga, Vila Jardim, Chácara das Pedras e Três Figueiras poderão registrar falta de água devido ao desligamento da Estação de Bombeamento (Ebat) Ipiranga 1 (rua Itapeva, 273). A Equatorial planeja desligar a energia elétrica a partir do meio-dia até as 18 horas. Se houver desabastecimento de água, a previsão do Dmae é normalizar a partir da noite de terça.

Quarta-feira (1º)

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Menino Deus (rua Barão do Guaíba, 1001) terá a entrada de baixa tensão desligada devido ao serviço da Equatorial das 13h até 18h. O desligamento da energia não deverá interferir no tratamento e distribuição de água para os bairros atendidos pela ETA.

Quinta-feira (2)

Os bairros Aberta dos Morros, Belém Novo, Campo Novo, Chapéu do Sol, Hípica, Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa e Restinga poderão ter falta de água em função do desligamento programado da energia, das 10h até 16h, nas seguintes unidades do Dmae: Estação de Bombeamento de Água (Ebab) Belém Novo, Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo 2 Compacta e Reservatório Boa Vista. Se ocorrer desabastecimento, a previsão do Dmae é de normalizar a partir da noite de quinta.