Atenção redobrada

Defesa Civil emite alertas de temporal no Rio Grande do Sul

A diferença entre os alertas de temporal é o prazo de vigência. Há risco de vento de 80 km/h, chuvas intensas e queda de granizo.

A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul emitiu dois alertas para a possibilidade de temporais nesta terça-feira (14). A diferença entre eles é o prazo de vigência e as áreas que podem ser afetadas pelas tempestades (veja no mapa). A a passagem de uma frente fria sobre o RS pode ocasionar chuva intensa, rajadas de vento e até queda de granizo.

Conforme a Defesa Civil, há risco de chuva forte acompanhada de descargas elétricas, ventos de até 80 km/h e queda de granizo nas regiões da Campanha, Fronteira Oeste, região Sul, região Central, Costa Doce e parte da região Noroeste do RS. A vigência deste alerta é até as 18h desta terça-feira.

Já para as regiões Norte, Serra, Litoral Norte, região dos Vales do Taquari, do Rio Pardo, do Caí, do Sinos e do Paranhana, região metropolitana e Litoral Médio, o alerta é válido até as 19h. Conforme o alerta também há risco de chuva forte acompanhada de descargas elétricas, ventos de até 80 km/h e eventual queda de granizo.

Alertas de tempestade emitido pela Defesa Civil. Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

As advertências são de caráter preventivo. A população deve ficar atenta aos avisos e tomar medidas para reduzir riscos. Uma das principais é, em caso de temporal, evitar deslocamentos até a passagem da tempestade.

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite ficar próximos de muros, pois estes podem ceder por causa do vento forte ou pela queda de árvores, galhos ou postes.