Mais prejuízos

Chuva e vento causam estragos em cidades do RS

No Vale do Rio Pardo, ao menos 23 mil clientes estão sem luz por causa da passagem de um temporal.

Chuvas e ventos fortes causaram danos em cidades do Rio Grande do Sul neste sábado (25). A ocorrência de tempestades no Estado vinha sendo alertada desde a previsão do tempo publicada pelo Agora RS ontem e reforçada com o alerta feito pela Defesa Civil.

No Vale do Rio Pardo, ao menos 23 mil clientes estão sem luz por causa da passagem de um temporal com vento forte, chuva intensa e queda de granizo. Os dados são da RGE Sul. A tempestade atingiu o município por volta das 15h30 da tarde. São reportadas queda de árvores, de postes e destelhamentos em várias cidades.

O município mais afetado é Santa Cruz do Sul, onde o vento forte danificou vários imóveis. Os bairros mais atingidos são o Centro, Várzea, Independência, Germânia e Renascença. A Prefeitura do município ainda não tem um levantamento de quantos são os danos. O Corpo de Bombeiros do município já recebeu cerca de 80 chamados de moradores por causa de destelhamentos e queda de árvores.

Em Porto Alegre, há problemas na distribuição de energia elétrica em vários pontos atingidos por chuva forte com vento. Há registro, pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), de queda de, pelo menos, uma árvore e um poste.

A queda de árvore foi registrada no Beco dos Farias, próximo ao número 1036, no bairro Restinga. A queda de árvore ocorreu na rua Renascença com Figueira Centenária, no bairro Cascata.

Queda de árvore registrada no bairro Cascata, na zona sul de Porto Alegre. Foto: EPTC / Divulgação

O DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos) alertou para o risco de desabastecimento em, pelo menos, nove bairros da zona norte de Porto Alegre. Um dos problemas ocorre na ETA (estação de tratamento de água) São João está desligada por falta de energia. Podem ser afetados os bairros Anchieta, Auxiliadora, Higienópolis, Jardim São Pedro, Navegantes, Passo d’Areia, São Geraldo, São João e Farrapos.

O outro é registrado na EBAT (Estação de Bombeamento de Água Tratada) Luzitana, que também ficou sem luz. A interrupção pode afetar o abastecimento de água nos bairros Auxiliadora, Boa Vista, Higienópolis, Passo da Areia e São João.