Calor e temporais

Chuva retorna ao RS nesta terça e encerra onda de calor

Antes da chuva, termômetros ainda passam dos 30°C. Há risco de tempestades em todas as regiões gaúchas.

Uma nova frente fria vai provocar uma virada no tempo e trazer chuva ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (14). Será o fim desta onda de calor, mas há risco de tempestades em todas as regiões gaúchas. Mais cedo, o INMET alertou para o risco de temporais Estado já a partir do período da manhã.

Os modelos de previsão do tempo estão apontando que as instabilidades chegam ao Estado a partir da fronteira com o Uruguai. No período da manhã, áreas de instabilidade com risco de temporais isolados se formam entre a Campanha e a região Sul.

Nas outras regiões gaúchas, o sol ainda aparece, o que eleva as temperaturas, mas não tanto como nesta segunda-feira. As máximas devem ficar acima dos 30°C, o que é combustível para as tempestades. Ao longo da tarde, as instabilidades ganham força e avançam para o restante do Estado.

As nuvens de chuva vão encontrar o que restar da bolha de calor que provocou a disparada das temperaturas nesta segunda-feira (13). Com isso, as projeções são que as nuvens de chuva devem ficar mais fortes. Há risco de chuvas intensas, com acumulados expressivos em curto período, e temporais com rajadas de vento, especialmente na metade Sul, região Leste e pontos do Noroeste.

Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, o tempo fica instável no período da manhã. Máxima de 33°C, mesmo com a previsão de chuva. Em Bagé, as instabilidades começam nas primeiras horas da manhã. Máxima de 30°C.

Em Tupanciretã, na região Central, previsão de 9 milímetros chuva entre a tarde e a noite. Máxima de 32°C. Para Porto Alegre, a previsão indica que a chuva chega no período da tarde e se estende até a noite. A máxima deve chegar aos 34°C no início da tarde. Em Passo Fundo, chove à noite. Máxima de 33°C.

Alerta do INMET

Mais cedo, o INMET alertou para o risco de tempestades no Rio Grande do Sul. “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, aponta o órgão de meteorologia.

O Instituto recomenda que, em caso de temporal, as pessoas evitem sair até a passagem da tempestade. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite ficar próximos de muros, pois estes podem ceder por causa do vento forte ou pela queda de árvores, galhos ou postes.