Instabilidade

Chuva provoca falta de luz, alagamentos e queda de árvores no RS

Mais cedo, a Defesa Civil havia alertado para o risco de temporais no RS.

A frente fria que trouxe chuva ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira (14) causou transtornos em algumas cidades do Estado. Há registro de interrupção na distribuição de energia elétrica, queda de árvores e postes e alagamentos. Mais cedo, a Defesa Civil havia alertado para o risco de temporais no RS.

No interior do Estado, onde as tempestades começaram ainda no início da tarde, há registro de algumas ocorrências. Em Uruguaiana, a chuva veio acompanhada de rajadas de vento de 103 km/h no Aeroporto Rubem Berta. No entanto, não houve registro de danos em residências.

Ainda na Fronteira Oeste, várias árvores caíram no trecho da BR-290 entre São Gabriel e Rosário do Sul, devido ao temporal que atingiu a região. As pistas já estão liberadas.

Foto: PRF / Divulgação

Em Santa Maria, na região Central, foram registrados destelhamentos em três residências no bairro Passo das Tropas. Também houve registro de pontos de alagamento em vários pontos da cidade. A chuva no município, até as 19h, somava 53 milímetros.

Na Capital, também houve registro de pancadas de chuva com vento. Há registro de quedas na distribuição de energia elétrica. No entanto, segundo a CEEE Equatorial, o número de UCs (Uniddades consumidoras) desconectadas da rede é pequeno e concentrado em “pontos isolados”.

São registrados problemas em pontos dos bairros Azenha, Santa Tereza, Menino Deus, Medianeira e Cristal. Mais cedo, um corte de energia elétrica comprometeu o abastecimento em bairros da zona sul de Porto Alegre. A energia voltou por volta das 18h50 da noite.

Previsão indica instabilidade

Ao longo da quarta-feira (15) a frente fria segue mantendo o tempo instável sobre a maior parte do Estado. Ainda há risco de chuva forte e temporais na metade Norte, especialmente entre o Noroeste e a Serra durante a madrugada. Apenas na Campanha, o tempo volta a ficar firme e as temperaturas se elevam.