INICIATIVA POSITIVA

Campo Bom recebe pontos de coleta de vidro para reciclagem

Além de Campo Bom, os containers estão sendo implementados em diversas outras cidades brasileiras.

Ponto de reciclagem em Campo Bom. Foto: Divulgação

A cidade de Campo Bom, no Vale do Sinos, passa a contar com quatro PEV (Pontos de Entrega Voluntária) para coleta exclusivamente de vidro, que será destinado à reciclagem. Os containers estão espalhados por locais públicos e privados, em pontos estratégicos para o descarte.

Para o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, a iniciativa é mais uma prova da responsabilidade social e ambiental da Verallia.

“É uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento sustentável da cidade e que, justamente por isso, tem crescido com os campo-bonenses”, ressaltou. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Henrique Scholz, destaca também o recente investimento da Verallia na expansão da fábrica de Campo Bom, 80 milhões de euros, o maior da história da cidade.

Além de Campo Bom, os containers estão sendo implementados em diversas outras cidades brasileiras e a meta é chegar a 1.500 pontos até 2025.

Aumentar a reciclagem de vidro

Hoje, é estimado pelo setor que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários e apenas 25% são reciclados. Além do acúmulo de resíduo, os materiais destinados aos aterros possuem custo para as prefeituras.

Para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Apenas com a utilização de cacos na produção de novas embalagens já é possível reduzir o consumo de energia, extração de recursos naturais e a emissão de CO2.

Para se ter ideia, a cada 10% de caco utilizado na produção, pode-se reduzir 5% de CO2 e 2,5% a menos de consumo de energia no processo de fabricação.