Ilha de lixo

Barreira de contenção é instalada no rio Gravataí, em Cachoeirinha

O objetivo da barreira é evitar os resíduos que estão parados no rio Gravataí, em Cachoeirinha, se movam curso de água abaixo.

Crédito: Tiago Cechinel/ Prefeitura de Cachoerinha

Uma barreira foi montada nesta sexta-feira (10) para conter a “ilha” de lixo que se formou no rio Gravataí, em Cachoeirinha. O objetivo é evitar que cerca de 100 metros de resíduos se movam quando voltar a chover em direção ao Delta do Jacuí e, consequentemente, para o Guaíba.

A estrutura, composta por boias em um tamanho de até 30 metros, foi cedida pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental). Hoje, a SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) autorizou a remoção do lixo que flutua nas águas do rio. No entanto, não há definição de como será feita a retirada.

A Defesa Civil de Cachoeirinha, com o apoio da Defesa Civil de Porto Alegre e Gravataí, instalou a barreira de bóias no curso de água. A ação recebeu o apoio da Argamassas São Léo, que cedeu um barco e trabalhadores para auxiliar na instalação das bóias de contenção. Outra estrutura similar foi instalada na região das pontes que fazem a ligação entre Porto Alegre e o município.

Os resíduos têm origem no descarte irregular feito por parte dos moradores das cidades banhadas pelo Gravataí e que ficaram represadas em Cachoeirinha devido a estiagem que atinge todo o Rio Grande do Sul. O rio Gravataí corta nove municípios e tem 39 km de extensão.

A secretaria municipal de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cachoeirinha esté em busca de empresas especializadas para a retirada do lixo. Estimativas iniciais apontam que os custos para a realização do serviço seriam elevados e fora do alcance para o erário municipal.

Crédito: Prefeitura de Cachoerinha