Destruição no Vale do Caí

Temporal causa destruição no município de Harmonia

Prefeitura de Harmonia ainda contabiliza prejuízos. Casas, prédios e um ginásio foram danificados pelo temporal que veio acompanhado de chuva e vento forte.

Danos causados pelo temporal no ginásio da Escola Estadual Jacob Hoff. Foto: PMH / Divulgação

Um forte temporal causou prejuízos no município de Harmonia, no Vale do Caí, na tarde deste sábado (28). Há registro de destelhamentos, prédios destruídos, postes e árvores caídas e interrupção no fornecimento de energia elétrica. Não há informações de feridos.

Conforme a Prefeitura do município, a tempestade atingiu a área central do município por volta das 14h30 da tarde. O temporal veio acompanhado de chuva e vento forte, causando diversos estragos. Telhas de zinco foram arrancadas e torcidas ao entrarem em contato com outros objetos, como postes e árvores.

Um dos prédios danificados é da ACEFH (Associação Cultural Educando para o Futuro), que teve o telhado totalmente danificado. Outra edificação atingida é o ginásio da Escola Estadual Jacob Hoff, que foi destruído.

Casas também tiveram danos, principalmente nos telhados, que foram arrancados pela força do vento. Em pelo um caso, de uma residência de madeira (imagem abaixo), uma das paredes entrou em colapso por causa da ventania.

Casa danificada pelo vento no município. Foto: PMH / Divulgação

“Estamos muito tristes pelo que vimos. O cenário é terrível. O vento forte e a chuva deixaram estragos incalculáveis na comunidade”, destacou o prefeito Ernani Forneck. Ele e o vice-prefeito, Leozildo Rodrigues, circularam pela área central do município, verificando os estragos.

“Nos colocamos à disposição para auxiliar no que for necessário e estamos concentrando nossos primeiros trabalhos na distribuição de lonas, com o apoio dos Bombeiros”, acrescentam. Quatro geradores já foram instalados em pontos específicos para manter o abastecimento de água no município.

Os moradores que tiveram casas destelhadas em virtude do temporal devem contatar com os Bombeiros Voluntários para solicitar lonas. Para isso, é necessário entrar em contato por meio do WhatsApp (51) 99971-6290, se identificar e enviar a localização.

Danos causados pelo temporal. Foto: PMH / Divulgação