Agora no Tempo

Tempo volta a ficar instável no Rio Grande do Sul neste domingo

Após um sábado (14) de sol e calor em todo o Rio Grande do Sul, novas precipitações devem ser registradas, indica a previsão do tempo.

O tempo vai ficar instável em parte do Rio Grande do Sul neste domingo (15). Após um sábado (14) de sol e calor em todo o RS, novas precipitações devem ser registradas. O grande problema é que os volumes, novamente, serão baixos, isolados e apenas em algumas regiões gaúchas.

A previsão indica que o sol e calor vão predominar em grande parte do Estado no domingo. Na Fronteira Oeste, Campanha, região Central e Sul do RS, o sol predomina e as temperaturas passam dos 30°C.

Nas outras regiões do Estado, a nebulosidade prevalece. Novas áreas de instabilidade devem se formar entre a manhã e a tarde. Elas estão associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica e a uma frente fria que passam pela costa do Rio Grande do Sul.

Conforme a meteorologia, as instabilidades devem agir em áreas da metade Norte e áreas próximas à Lagoa dos Patos. Nas regiões mais ao Leste do RS, as precipitações podem ocorrer já a partir da manhã. Nas cidades mais próximas de Santa Catarina, as pancadas de chuva ocorrem a partir do meio-dia.

Por causa da combinação de calor e chuva, segue o risco de temporais isolados. Há possibilidade de rajadas de vento e queda de granizo, especialmente no período da tarde. À noite, as instabilidades avançam para Santa Catarina e para o mar.

Em Porto Alegre, o dia começa nublado e há possibilidade de chuva. À tarde, o sol aparece e ainda há condições para pancadas isoladas. As temperaturas variam entre 21°C e 27°C. Os modelos indicam possibilidade de até 20 milímetros de precipitação.

Canguçu, na região Sul do Estado, o domingo começa com nuvens e o tempo abre ao longo do dia. Há possibilidade de pancadas de chuva. Mínima de 17°C e máxima de 25°C. Cacequi, na Fronteira Oeste, a previsão indica dia de sol variação de nuvens. As temperaturas variam entre 21°C e 30°C.

Na região Noroeste, Três Passos tem previsão de pancadas de chuva entre a manhã e a tarde. Temperaturas variam entre 21°C e 27°C. Em Canela, na Serra gaúcha, o dia começa com nebulosidade e mínima de 19°C e máxima de 26°C.

Tempo nos próximos dias

Na segunda-feira (16), o calor volta a ganhar força sobre a maior parte do Estado, com temperaturas ultrapassando os 35°C na região da Campanha. Na metade Norte, o forte calor provoca a formação de nuvens de chuva, com risco de temporais entre o Norte e a faixa leste do Estado. A tendência é que esta condição se mantenha na terça-feira (17).