COVID-19

RS recebe quase 30 mil doses de Coronavac para vacinar crianças de 3 e 4 anos

As doses serão aplicadas em crianças que ainda não receberam a primeira dose

O Rio Grande do Sul recebeu um novo lote de vacina Coronavac na tarde desta segunda-feira (16). Segundo o Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde), as 29.180 doses do imunizante contra a covid-19 serão aplicadas em crianças de três e quatro anos que ainda não receberam a primeira dose.

Do lote, 14.590 doses serão distribuídas às 18 CRS (Coordenadorias Regionais de Saúde) para a aplicação da primeira dose. Segundo o governo do Estado, a definição da quantidade tem como critério o total de vacinas já disponibilizadas anteriormente aos municípios, de modo a cobrir a necessidade da faixa etária.

As outras 14.590 ficarão armazenadas na Ceadi (Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos), em Porto Alegre. A finalidade é a aplicação da segunda dose, com intervalo de quatro semanas.

Nesta terça-feira (17), 30.576 doses da vacina da Pfizer serão distribuídas às Coordenadorias Regionais de Saúde para aplicação da segunda dose na população a partir de 12 anos. A Secretaria da Saúde também já solicitou doses da Pfizer pediátrica para imunização de crianças entre cinco e 11 anos. No entanto, não há previsão de entrega pelo Ministério da Saúde.

Percentual baixo

Conforme o Painel de Acompanhamento Vacinal da SES (Secretaria da Saúde), até esta segunda-feira (16), 20,6% das crianças desse grupo foram imunizadas com a primeira dose, o que representa o percentual mais baixo de todas as faixas etárias no Estado. Com a chegada das vacinas, a diretora do Cevs, Tani Ranieri, espera que a vacinação avance nesse público.

“Como já distribuímos 100% da dose 1 para quem tem acima de cinco anos, os municípios devem fazer um chamamento e vamos agora avançar na vacinação de crianças de três e quatro anos, que ainda não têm 100% de vacinas distribuídas”, explicou.