Alerta de temporal

Rio Grande do Sul tem novo alerta de tempestade

A advertência aponta risco de novos temporais no Rio Grande do Sul. Há possibilidade de chuva, ventania e, pontualmente, queda de granizo.

Mapa do Rio Grande do Sul com alerta de tempestade válidos nesta sexta-feira. Crédito: Agora no Tempo / Agora RS
Mapa do Rio Grande do Sul com alerta de tempestade válidos nesta sexta-feira. Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

O INMET (Instituo Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta para ocorrência de tempestades no Rio Grande do Sul. A advertência desta sexta-feira (13) aponta risco de novos temporais no Estado, com chuva forte, ventania e, pontualmente, queda de granizo.

A maior parte do RS está na área de risco, onde podem ocorrer transtornos como corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Apenas na Fronteira Oeste e na Campanha o risco de temporais é menor.

As instabilidades ganham força na metade Sul e no Noroeste gaúcho, se espalhando para o restante do estado ao longo do dia. A chuva ocorre de forma irregular pelo território gaúcho. As temperaturas se elevam menos em comparação aos dias anteriores.

Previsão do tempo no Rio Grande do Sul

Conforme a previsão do tempo, um sistema de baixa pressão avança e deixa o tempo instável no território gaúcho. Os temporais se espalham pelo RS ao longo do dia.

Em Porto Alegre e Canoas, o tempo fica quente e instável, há risco de rajadas de vento, mínima de 21°C e máxima de 33°C. Em Bagé, o tempo nublado fica nublado, há previsão de pancadas de chuva e o calor diminui nesta sexta, mínima de 20°C e máxima de 25°C. Em Lajeado, há previsão de pancadas de chuva e risco de temporal, mínima de 21°C e máxima de 33°C.